teclas de atalho para o Mac




Lendo o blog Mac OS X Hints me deparei com uma complexa sequencia de teclas para ejetar o CD de um Mac e colocá-lo para dormir ou desligar.

A tecla Eject na versão 10.4.9 do OS X recebeu um atraso para ter sua função ativada. Por que? Por que muita gente (inclusive eu) sem querer acionam a tecla por engano. A proximidade da tecla “delete” é a causa. Então agora tem um delay entre o pressionar da tecla e o acionamento da função. Para acelerar o processo de ejeção (não confundir com outra palavra parecida cuja solução envolve uma pílula azul) existe uma combinação de teclas que podem ser pressionadas.

Por exemplo: Para ejetar imediatamente um CD basta apertar Eject+Option. Nesta ordem. Para acionar o menu de desligamento do Mac vale a mesma receita Eject+Control. Já para fazer o Mac dormir (sleep) imediatamente basta pressionar Eject+Command+Option.

Testei todos estas teclas de atalho aqui no meu MBP e funcionou perfeitamente. O duro vai ser lembrar disto tudo! 😉

Veja mais aqui.




Leia Também


Deixe um comentário

14 Comentários

  1. Testei aqui e funcionou também. Não sei se gostei desse atraso da tecla de ejetar CDs.

    Outra coisa que mudou com a chegada da versão 10.4.9 foi tal de Bluetooth PAN. Não sei muito bem o que é, mas agora no Bluetooth (Menu Bar) existe uma opção “Join Network on W600i” (meu celular). Isso é uma coisa nova.

    Outra coisa que eu reparei foi uma nova opção no System Preferences > Network > Show Network Port Configurations. Agora, na minha máquina existe a opção Ethernet Adaptor (en2). Sei lá o que é isso também.

    Responder
  2. Opa! Não sabia desta. PAN é de Personal Area Network. É uma rede de dados via BT. Gostei desta, por isso deve ter aparecido mais uma placa de rede.

    Responder
  3. E para que serve essa PAN?

    Como assim apareceu mais uma placa de rede?

    Responder
  4. Serve para fazer uma rede de dados. Eu conferi aqui no meu sistema e não aparece esta opção no bluetooth.

    Qual é o seu mac?

    Responder
  5. Mas essa rede de dados já não existia antes? Sem essa opção?

    Meu Mac é um MacBook Pro 15″ (Core 2 Duo).

    Responder
  6. o meu MBP é Core Duo só… pode ser que os BT sejam diferentes… Por isso eu nunca vi.

    Responder
  7. Vale a pena mencionar que, uma vez a caixa de diálogo aberta pressiona-se: [R] para Reiniciar, [S] para Sleep ou Repouso, [esc] para Cancelar e [Return] ou [Enter] para Desligar.

    Assim é mais fácil de lembrar.

    Responder
  8. Mas isso é independente do idioma do OS X, certo? O meu tá em inglês e valem as mesmas teclas, ou não?

    Aliás, eu queria poder fazer meu Mac Hibernar, tipo o DeepSleep quando a bateria acaba de vez. Não tem como não?

    Responder
  9. Independe do idioma.

    Diferentemente do Windows, os atalhos para os aplicativos são os mesmos. Command+S sempre salva. Command+B é sempre negrito. Em qualquer idioma. Só os engenheiros da Microsoft acham que Control+B é uma tecla intuitiva para salvar.

    DeepSleep? Não sei o que é isso. Mas quando vai acabar a bateria do Mac, ele se coloca em Sleep e usa o finalzinho dela para mantê-lo no estado de Sleep até vc poder colocar ele para carregar. Se vc demorar muito, a bateria acabará por completo e ele desliga forçosamente. Lembre sempre de salvar seus trabalhos caso ele esteja com a bateria fraca. Quando ele está em Sleep, vc também tem por volta de um minuto para trocar a bateria, sem que ele se desligue.

    No Mac só existe Sleep. Lembrando que os Macs, principalmente os portáteis, foram idealizados para não serem desligados nunca. Coloco o meu em Sleep direto. É muito mais rápido para voltar a trabalhar. Reinicio uma vez por semana para limpar os arquivos de Swap e a memória.

    Responder
  10. DeepSleep é quando a bateria acaba após o Mac entrar no modo sleep. É um estado similar ao hibernation do windows. No Mac, pelo que andei lendo só o sistema operacional é capaz de colocar em deepsleep, mas tem uns hacks para fazê-lo.

    queria fazer isso sem hacks cavernas. Deixar em sleep é chato por que aquela luz piscando atrapalha.

    Responder
  11. O CD ficou preso dentro do MACBook. Não to conseguindo tirar de jeito nenhum. E tb não sei qual a tecla “option”. Não tem nada dizendo qual que é…bizarro eu não saber, porém bizarro não ter nada indicando tb. Alguém me ajude aí!

    Responder
  12. Flavio

     /  10/05/2009

    o Rogerio Rocha vlw pela dica da ciaxa de dialogo, mas assim como vc descobriu isso viu em outros sites ou ha um jeito la de descobri essas funçoes de alguma outra forma apesar de varias funçoes tambem aparecerem as teclas de tatalho na barra de cima.

    Responder
  13. @Henrique: Para ejetar o disco, basta segurar o botão do mouse ou trackpad enquanto o Mac reinicia. Depois que ele ejetar, pode soltar o botão.

    @Flavio: Anos e anos e anos de Mac fazem a gente ganhar habilidade nos truques. O sistema de Help do MacOS X é muito bom. Dá pra ganhar bastante experiência por ali. Recomendo alguns Fóruns de usuários também, como o do MacNews.com.br, leitura de periódicos como a revista MacMais ou livros de dicas como os escritos pelo David Pogue.

    Responder
  1. Mudanças na tela de atalho Eject no 10.4.9

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: