Televisor de 8k e uma câmera de 33MP




Este televisor é de 85 polegadas e tem resolução de 7680 x 4320 pixel, que dá 16 vezes a resolução de um televisor HDTV. Esta resolução é chamada de Ultra High Definition e antes esta resolução só era possível através da utilização de projetores. Hoje, graças à tecnologia desenvolvida pela Sharp, é possível utilizar um painel de LCD.

Só para você ter uma idéia, a resolução é de 33 MP e ela é capaz de mostrar 10 bit de profundidade de cor para cada canal e também taxa de atualização de 60 Hz. O desenvolvimento deste televisor de fez necessário por conta da meta da emissora japonesa NHK para iniciar transmissões em resolução de 8k em 2020.

Legal, né? Mas como gerar uma imagem com tamanha resolução? Bem, a NHK já tem uma câmera desenvolvida em conjunto com a Hitachi que é capaz de capturar vídeo nesta resolução inacreditável. Aliás, todos os números relacionados a este assunto são incríveis. Só a câmera pesa 65 kg. O sinal capturado pelo sensor de 33MP é transmitido na velocidade de 90 Gbps num único cabo ótico para a unidade de controle, que é capaz de processar a imagem e remover aberrações cromáticas (eu *adoro* estas duas palavras juntas) para gerar a imagem final perfeita e cristalina.

Via DigiInfoTV.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: