Temas para iWeb




Eu estou pensando em assinar o serviço Mobile Me e uma de suas funcionalidades é a publicação de sites/blogs/álbuns de fotos usando o iWeb. O iWeb é quase um CMS como o WordPress, certo? Errado. Ele pode manter a ordem das publicações no seu computador local, mas quando está no servidor, até onde eu entendo, ele é um monte de páginas estáticas.

Para manter um blog pessoal, acredito que é a melhor solução. Sim, é melhor até do que assinar um serviço grátis como o wordpress.com ou usar a sua hospedagem para instalar uma versão do WordPress. Deixe-me explicar. O WordPress por ser um sistema de gestão de conteúdo, precisa de manutenção. Isto quer dizer que você precisa monitorar o consumo de CPU, memória, ter um SGBD e se preocupar com a atualização do código fonte. Isto é super chato quando você quer apenas compartilhar informações pessoais com seus amigos.

O iWeb entra super bem para preencher este nicho. Ele é prático de atualizar o conteúdo e mais ainda para incluir elementos como vídeos do YouTube ou fotos. Os templates são poucos, mas permite que se troque com facilidade a cara do blog ou página com apenas alguns cliques. Uma das coisas que me preocupa, por outro lado, é a pouca quantidade de temas disponíveis para usar no iWeb. Existe um pacote mínimo que a Apple envia com o iWeb e você pode encontrar alguns sites que vendem por 25 dólares temas específicos para algumas versões do iWeb.

O WordPress tem uma penca de temas para personalizar e tornar praticamente único o seu blog, mas no iWeb esta tarefa é um pouco mais difícil e sensivelmente mais cara. Após pesquisar algumas páginas, achei um ótimo tutorial que ensina como criar um tema para o iWeb. Eu não cheguei a testar, mas pelo pouco que li superficialmente é bastante laborioso e requer alguma prática com CSS e HTML, sem falar na habilidade de editar imagens para ter um tema porreta.

Enquanto não assino o serviço, vou namorando a possibilidade de usar o iWeb para manter um blog pessoal. Aliás, eu já tive um blog pessoal, mas acabei abandonando-o por não querer atualizá-lo mais. Depois de ter alguns problemas de performance acabei apagando tudo.

Ah sim, quase esqueço. Existe um outro tutorial mais simples que ensina a “personalizar temas” para o iWeb. Se você quiser tentar, você pode lê-lo aqui.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: