The Daily: Jornal e forma de revista no iPad




Depois de assistir o vídeo abaixo você vai ficar como eu. Fiquei pensando em escrever este artigo, mas o que escrever no título? É uma nova revista digital? É um jornal? Eu fiquei em dúvida. Ele é atualizado todos os dias, mas a assinatura é semanal, então poderia ser uma revista, certo? Mas seu nome é The Daily! Confuso? Eu achei. Para completar, seu preço é 1 dólar por semana. Preço de jornal, não é?

Bom, a Wired me ajudou. A auto-definição do The Daily é que ele é um jornal do século 21. Pensando para ser exclusivo na plataforma da Apple, sim, eu falei iPad de uma maneira diferente, o The Daily faz exatamente o que as demais publicações fizeram. Conteúdo interativo, mais do que apenas texto e imagens. vídeo, animações e informações complementares ao conteúdo estático são bem boladas, contudo, o The Daily vai além.

O jornal travestido de revista tem visualização de páginas inspirada no coverflow do iPod e iTunes e é possível guardar páginas e artigos prediletos e interagir em redes sociais sobre os temas. Contudo isto já oferece o primeiro problema. Algumas páginas tem mais de um artigo, mas a interação nas redes sociais é por página e não por artigo. Bola fora.

A interação com o Twitter é falha. Ao invés de oferecer uma caixa de testo e apenas incluir o link para o artigo, nada. O texto é “Check out this article from The Daily: [bit/ly shortened URL here].” Bola fora.

Para completar a primeira versão tem todos os problemas das ricas revistas digitais disponíveis no iPad. Demoram para fazer download, fecham inesperadamente e algumas animações são lentas e os artigos não são tão longos quando em publicações físicas.

Não dá para dizer que o The Daily é bom ou ruim no primeiro dia de “circulação”. A News Corp, que está por trás do The Daily, certamente fará ajustes, mas aviso logo. O The Daily é para os americanos. Seria ótimo ele ser vendido como formato para outras publicações no mundo e assim ter versões em diversas línguas.

Se ficou curioso sobre seu funcionamento, aproveite que nestes primeiras duas semanas ele está grátis.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: