The Daily: Jornal e forma de revista no iPad

Depois de assistir o vídeo abaixo você vai ficar como eu. Fiquei pensando em escrever este artigo, mas o que escrever no título? É uma nova revista digital? É um jornal? Eu fiquei em dúvida. Ele é atualizado todos os dias, mas a assinatura é semanal, então poderia ser uma revista, certo? Mas seu nome é The Daily! Confuso? Eu achei. Para completar, seu preço é 1 dólar por semana. Preço de jornal, não é?

Bom, a Wired me ajudou. A auto-definição do The Daily é que ele é um jornal do século 21. Pensando para ser exclusivo na plataforma da Apple, sim, eu falei iPad de uma maneira diferente, o The Daily faz exatamente o que as demais publicações fizeram. Conteúdo interativo, mais do que apenas texto e imagens. vídeo, animações e informações complementares ao conteúdo estático são bem boladas, contudo, o The Daily vai além.

O jornal travestido de revista tem visualização de páginas inspirada no coverflow do iPod e iTunes e é possível guardar páginas e artigos prediletos e interagir em redes sociais sobre os temas. Contudo isto já oferece o primeiro problema. Algumas páginas tem mais de um artigo, mas a interação nas redes sociais é por página e não por artigo. Bola fora.

A interação com o Twitter é falha. Ao invés de oferecer uma caixa de testo e apenas incluir o link para o artigo, nada. O texto é “Check out this article from The Daily: [bit/ly shortened URL here].” Bola fora.

Para completar a primeira versão tem todos os problemas das ricas revistas digitais disponíveis no iPad. Demoram para fazer download, fecham inesperadamente e algumas animações são lentas e os artigos não são tão longos quando em publicações físicas.

Não dá para dizer que o The Daily é bom ou ruim no primeiro dia de “circulação”. A News Corp, que está por trás do The Daily, certamente fará ajustes, mas aviso logo. O The Daily é para os americanos. Seria ótimo ele ser vendido como formato para outras publicações no mundo e assim ter versões em diversas línguas.

Se ficou curioso sobre seu funcionamento, aproveite que nestes primeiras duas semanas ele está grátis.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *