Eu tenho alguns HDs externos sobre a minha mesa esperando a compra de uma gaveta USB ou firewire. Eu tinha duas gavetas, mas acabei dando uma para meu pai com um HD. Ainda assim, tenho 5 HDs na minha frente que acabo não utilizando por que estão formatados para NTFS e são um pé no saco para colocar na gaveta, ligar a gaveta na tomada, colocar na porta USB… aliás, às vezes nem porta USB tem livre, já que numa porta USB rola o teclado (roubado do papai) e na outra fica o iPod quando está carregando.
Fiquei pensando, o Time Capsule é a solução que eu sempre quis. Até fiz a cabeça de um amigo, que já tratou de comprar o dele. Inveja incomensurável do TC de 1TB que ele tem. Melhor do que isto, ele é grato por eu ter indicado o dito para ele.
Apesar de ter tido oportunidades para comprar um Time Capsule, ainda que de tamanho mais modesto, não coloquei o ainda na minha wishlist. Até agora. Estava eu lendo um artigo descrevendo o seu funcionamento.
Para mim seria legal por dois motivo. O primeiro é dar um upgrade no roteador wireless da Linksys que fica aqui do ladinho. Não tenho o que reclamar dele, mas tem hora que ele simplesmente empaca como uma mula lesa e só volta após um boot. Segundo é o fato de eu precisar de uma solução mais prática de backup. Afinal, os HDs ficam na minha mesa, mas eu acabo não usando.
Com o Time Capsule eu não só substituo o meu linksys como posso também continuar a usar os HDs como arquivo morto. Isto mesmo. O Time Capsule vem com uma porta USB que comporta uma impressora ou um HD. Comporta até os dois, ao mesmo tempo, através de um HUB USB. Então quando o disco do TC estiver quase cheio, basta clicar no botão “archive” que ele passa os arquivos para o HD externo. Prático, não?
O melhor do TC é que ele tem HDs com MTBF (Mean Time Between Failure) alto, o que é ótimo, pois é um HD mais confiável, e acredite, é o mesmo tipo de HD que vai no servidor XServe que a Apple vende. Vou me dar um destes de aniversário. 😉
Achei até algumas dicas no fórum da Apple sobre como ligar HDs externos ao Time Capsule, sem grilo! Veja aqui e aqui.
Deixe um comentário