Tinta que gera energia a partir do sol




Nos últimos 5 anos a tecnologia para gerar energia a partir de luz deu bons passos rumo a preços mais baixos e maior eficiência. Basta lembrar do artigos que eu já escrevi sobre telhas que tem painel solar embutido ou sobre ferramentas para calcular o potencial energético de áreas consideradas telhados.

Energia solar pode não ser a melhor e a mais eficiente, mas funciona a partir de algo que vai durar durante muito tempo e complementada por outras formas de geração de energia elétrica, como por exemplo eólica ou hidrelétrica, poderemos continuar a usar eletricidade. Claro, o consumo, sempre deve ser consciente. Nada de desperdício.

NewImage

A novidade, que ainda está restrito a palavra “pesquisa” e não “mercado”, é de uma pasta que é capaz de gerar energia elétrica. O potencial deste avanço é enorme, pois poderemos apenas aplicar uma tintura sobre uma determinada superfície especialmente preparada e assim gerar energia elétrica. O vídeo abaixo mostra como funciona e cá entre nós, tá bem longe de se tornar prático e viável.

Hoje a eficiência energética desta pasta é de 1%. Bem longe dos 15 à 30% de eficiência que os painéis solares atuais tem. Leia mais aqui.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.