Tirando o máximo dos atalhos do teclado do iPhone/iPad




O teclado do iPhone é virtual e eu acho isto muito prático. Nunca fui fã dos teclados qwerty físicos de telefones e smartphones. Alguns dos aparelhos que tive ao longo destes anos pararam de funcionar por conta de defeitos no teclado. Um deles foi com o S45 da Siemens, aparelho este que eu gostava muito.

Qualquer parte móvel (sim, teclas são partes móveis) está sujeita a defeitos por conta de desgaste de uso natural ou simplesmente falha por fadiga de material de pouca qualidade ou por fim mesmo do tempo de vida dos materiais que se movimentam. O iPhone tem um teclado virtual e isto gera inúmeros possibilidades, já que sua aparencia não é determinada por teclas físicas que foram fabricadas, mas sim software que foi programado, então dá para fazer várias coisas.

No blog Digital Inspiration achei uma lista de 10 dicas para melhor tirar proveito dos atalhos que são possíveis nos dispositivos que rodam o iOS da Apple. Os meus destaques são os seguintes:

Acentuar no iOS é simples. Basta segurar a vogal desejada e então escolher o acento que se precisa. Eu uso bastante isto, mas em determinadas palavras ao invés de perder meu tempo para colocar o acento, deixo o dicionário e a funcionalidade de auto-correção do iOS fazer sua mágica e transformar “voce” em “você”.

O mesmo recurso de acentuação em vogais pode ser utilizado para incluir outros caracteres como o símbolo da moeda do mercado comum europeu, o EURO e também os símbolos das moedas do Japão e Reino Unido. Para conseguir isto, basta pressionar o “$” e esperar a lista de opções. Você pode fazer isto ainda com outras teclas: As teclas de interrogação, exclamação, aspas, ponto, percentual e travessão também tem lista de caracteres adicionais quando pressionados.

E como faz para digitar uma temperatura ou colocação? Tipo “23ºC” ou “2ª feira”. É a mesma coisa! Basta pressionar o número e esperar surgir a opção. Normalmente são duas opções uma com o “º” e outra com “ª”.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. FrankCastle

     /  15/03/2015

    Olá! Gostaria de agradecer pelo post. Estou cursando Direito e com a loucura de usar apenas o iPad como caderno (com o OneNote), desde o primeiro dia. Não estava conseguindo fazer o símbolo de Parágrafo usado nos Artigos “§”. Seguindo a lógica de um dos prints que vi mostrando símbolos “ocultos” no cifrão, resolvi explorar outras teclas e eis que vejo o “§” escondido no “&” 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: