TomTom GO 720: Menu Ajuda




Eu jamais clicaria no menu ajuda do TomTom se não fosse o Artur e sua curiosidade. Eu estava imaginando que este menu fosse uma síntese mal escrita de todas as dicas que aparecem para as funções, quando você as usa. Graças a Deus é possível desligar estas dicas, mas acontece que este menu “Ajuda” nada tem a ver com estas dicas.

Quando você aperta este botão, ele literalmente transforma o TomTom num personal-chapa-tabajara. Espero que você saiba que antigamente, e bem possível ainda hoje, os caminhoneiros contratam uma pessoa para ajudá-los a chegar num destino dentro de dada cidade. Esta pessoa é carinhosamente chamada de “chapa”. Então, o TomTom em “chapa”-mode, te ajuda nas mais variadas situações.

Imagine você, no meio da Dutra e com um problema no dente. Dor de dente do cacete! O que você faz? Pára o carro, aciona o menu ajuda e busca os dentistas da região. Você pode pedir para calcular uma rota até o local ou ligar para o Dentista do próprio TomTom. Sim! Lembra que eu falei que ele tem bluetooth e funciona como vivavoz? Então. Fácil e perfeito, não é?

Nem tanto. Acontece que os números de telefone estão cadastrados no formato sem operadora. Se o telefone do dentista é (21) 3999-1234, o número cadastrado no sistema do TomTom é +552139991234. Quando você aperta o botão de ligar vem aquela voz da operadora de seu celular te chamando de burro por que você não colocou o número da operadora. Ou seja, função quase inútil.

O software do TomTom precisa ser tropicalizado e ganhar uma opção de inclusão de número da prestadora de longa distância, ainda que a ligação seja local.

O caso do dentista é apenas um exemplo. As funções que existem dentro do menu Ajuda são: Ajuda para telefonar para algum “serviço de emergência”, “residência” (que liga para o telefone que você cadastrou como sendo o da sua casa), “Delegacia mais próxima”, “Médico mais próximo”, “Hospital mais próximo”, “Transporte público mais próximo”, “Oficina mais próxima”, “Dentista mais próximo”, “Farmácia mais próxima” e “Veterinário mais próximo”.

Além da ajuda para telefonar para uma das opções acima, imaginei que seriam as mesmas opções para te ajudar a “conduzir para”, que é o item seguinte do menu “Ajuda”. Acontece que não. O TomTom só te ajuda ir até uma Oficina, Hospital, Médico, Delegacia, Fármacia ou um Dentista.

Já no menu seguinte, que te ajuda a caminhar para um determinado lugar, novamente a estranheza. Só é possível caminhar até Posto de Gasolina, Transporte público, Delegacia, Farmárica, Sua Casa ou o Médico mais próximos. Por que eu não posso caminhar até uma oficina ou dentista?

Seguinte no menu “Ajuda”, as demais opções são “Onde Estou?” que diz o nome da rua que você está e a latitude, longitude, “Guia de Primeiros Socorros” que é muito útil, se você tiver a calma de ler numa situação de acidente e se souber ler bem português de Portugal, já que não tem em português do Brasil, e por fim “Outros Guias” que sofre do mesmo mal do item anterior.

A idéia do item “Ajuda” é demais! Eu adorei. Espero que com o passar dos meses a TomTom entre no Brasil mais do que apenas os seus equipamentos, mas com o seu suporte e conteúdo voltado para o maior mercado da América do Sul.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. ola!

    gostaria de saber qual o procedimento, pois o meu tomtom go 720 parou de funcionar, não liga mais e ja reiniciei o mesmo mas nada acontece qual o proximo procedimento. obrigado desde já.

    Responder
    • Evandro

       /  11/03/2010

      Oi Wellington, isso também aconteceu com o meu. Após atualizá-lo no TomTomHome, ele não liga mais, nem quando é resetado.
      Tem um dia apenas que o comprei e isso aconteceu após a primeira carga. Ou seja, nem sei como o mesmo funciona.
      Estou muito decepcionado com a TomTom.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: