Torres de celular autosuficientes




A idéia de ter geração de energia elétrica de maneira sustentável e a partir de fontes renováveis me fascina. Na semana passada eu li no Engadget que a empresa Helix Wind está começando a fazer testes com turbinas eólicas de desenho peculiar para gerar energia elétrica para ERB nos EUA e na Africa (Nigéria)

A imagem do começo do artigo mostra o quão peculiar estas turbinas são e a imagem abaixo mostra por que ela é melhor do que um turbina comum. Ao invés de precisar de um mecanismo especifico para direcionar seu rotor para a direção do vento, a turbina da Helix Wind tem um sistema vertical que aproveita o vendo de qualquer direção.

As especificações desta turbina (modelo S594) tem área de 5,88 m2 com rotor de 1,2 m por 4,87 m. O gerador desta turbina gera algo por volta de 5 kW e não precisa ser desligada se o vento passar de uma determinada velocidade. Aliás, a velocidade mínima para esta turbina funcionar é 3,6m/s (algo em torno de 13km/h). A torre é bastante pesada, são 635 kg.

Aqui no Brasil, boa parte das torres em zonas urbanas ficam sobre prédios e o local pode ser interessante para colocar uma turbina eólica, mas é no interior, ou melhor, longe das regiões metropolitanas, onde a rede elétrica é falha ou inexistente que este produto pode achar seu lugar. No nordeste onde o vento é quase constante é que ele pode se tornar rei.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: