Toyota Prius oficialmente no Brasil em 2012




É isto mesmo que você leu no título. O híbrido mais popular do mundo está com data para desembarcar no Brasil. Em 2012 ele deve começar a ser importado diretamente do Japão. Muita gente deve achar que ele é fabricado nos EUA também, onde ele é bastante popular, mas não. Fábricas da Toyota que são capazes de montar o carrinho com apelo mais ecológico e popular da mídia é produzido apenas no Japão, sede da Toyota, na China e Tailândia.

Ainda não há definição sobre o seu valor final por aqui, mas ele deve ficar em caros cem mil reais, entre o Corolla e o Camry. Triste posicionamento, afinal, seu acabamento é bem inferior ao Corolla. A Toyota ainda afirma que espera que o governo brasileiro tome algumas ações que façam com que os híbridos se tornem mais baratos. Ou menos caros.

Hoje, no Brasil, existem apenas dois modelos híbridos à venda. Um modelo da Mercedes e outro da Ford. O da Mercedes tem custa bastante alto, cerca de meio milhão reais, já o da Ford, custa cerca de 150 mil reais. Com números como estes, o Toyota Prius pode passar a ser o híbrido mais barato do Brasil, mas com expectativa de vendas em torno de 100 a 150 unidades por mês. Números bem maiores do que o Fusion Hybrid da Ford.

O grande desafio da Toyota para trazer o Prius ao Brasil foi o nosso combustível. Devido ao apelo de carros Flex, o Prius gosta de gasolina pura, mas nossa gasolina tem 25% de etanol, então o conjunto precisou de ajustes. O segundo desafio da Toyota será ainda montar o Prius no Brasil em regime CKD, que é apenas uma linha de montagem com todas as peças importadas, caso ele se torne um sucesso de vendas.

Para saber mais sobre o Toyota Prius, veja a avaliação do primeiro modelo já disponível no Brasil para a imprensa conhecer o modelo.

Via AutoEsporte.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: