Trem de carros para a segurança nas estradas




Na Austrália existem caminhões que são tão compridos que são chamados de trens. No caso da invenção da Volvo, só há trem no conceito. A invenção faz com que carros consigam se guiar seguindo o líder, no caso, um caminhão especial.

No vídeo abaixo você vai ver que os carros são capazes de formar comboios e que o maior desafio já foi vencido. Tecnicamente a solução é funcional e a próxima etapa é realizar testes de campo na Espanha, contudo o desafio mesmo é ajustar a legislação para que seja possível estar no controle de um carro, ou melhor, sentado no acento do motorista sem as duas mãos no volante e sem estar olhando para a pista. Hoje isto não é possível.

Para que este comboio funcione, os veículos se comunicam entre si utilizando o padrão 802.11p, que é para comunicação entre veículos. Quando um carro entra na estrada, ele propaga seu destino e se junta a um comboio já existente. Quando ele se junta a um trem, os dados de direção e velocidade são passados do carro imediatamente à frente para o carro seguinte.

O conceito de comboio não é novo e ele não vai trazer mais velocidade as estradas, pelo contrário. Veja mais cobre o SARTRE, projeto que defende trens de carros nas estradas.Com velocidade constante e espaço menor entre carros, o consumo de combustível diminui e a segurança aumenta. Eu acho o sistema o máximo, mas teria duvidas sobre a segurança. Imagina deixar o carro andando sozinho na rua confiando no cara da frente. Prefiro pegar um trem de verdade a usar meu carro neste esquema.

Via New Scientist.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: