Trocando a pasta do OneDrive for Business no Mac




Atenção. Este artigo faz referencia apenas ao OneDrive for Business e não ao OneDrive para uso pessoal.

Pois bem, tudo começou num belo dia quando o meu Mac resolveu dar problema com a porta ethernet. Não vou entrar no detalhes do problema que o meu Mac deu, pois não é o foco deste artigo. Digo apenas que a resolução foi a reinstalação do zero do OS X e um novo começo. Com todo começo, vem a árdua tarefa de reconfigurar todos os programas que eu tinha instalado.

Tudo foi bem até eu chegar ao OneDrive for Business. Eu usava o Sharefile para sincronização de arquivos do trabalho e com a mudança, resolvi aproveitar o marco zero e avaliar a alternativa que o OneDrive oferece.

A primeira coisa que fiz foi configurar o OneDrive para minha conta pessoal. Aliás, a primeira coisa de verdade que fiz foi fazer o download do cliente OneDrive da AppStore da Apple. 😉 Uma vez a minha conta pessoal configurada, me deparei com um problema. Como habilitar a conta para uso corporativo?

Fui ao Google que me apontou para uma página da Microsoft e pasmem, tive que rodar um comando no Terminal. Uma vez executado o comando, consegui me autenticar com a minha empresa apenas para descobrir apenas o próximo problema.

O Tenant no Office 365 para a empresa para a qual trabalho tem caracteres especiais e o cliente do OneDrive para o Mac converteu estes caracteres para uma sequencia de caracteres e números. Se isto não fosse suficiente o nome do Tenant é enorme, pois é a razão social da empresa. Não vejo nenhum mal nisto, mas nome fantasia iria bem melhor e o suporte a caracteres latinos também vai muito bem, mas não implementaram, né Microsoft? 🙁

Como o nome do Tenant é usado para criar a pasta de sincronização tive problemas na sincronização. O caminho passou a ser longo demais. E agora?

Agora era hora de mexer nas entranhas do OneDrive e mudar a configuração manualmente, afinal, pela interface do cliente não é possível fazer nenhuma alteração mais avançada. Fui ao Finder e pedi para pesquisar no meu Mac qualquer arquivos de nome OneDrive. Encontrei um arquivo de extensão .plist que era exatamente o arquivo de configuração que eu precisava para fazer merda, ou melhor, alterar a configuração sem apoio de nenhuma documentação oficial. 😉

O nome do arquivo termina com “OneDriveSyncCLientSuite.plist”. No seu começo ele tem uma código. Isto pode te ajudar a encontrar o arquivo mais facilmente no seu Mac.

Uma vez o arquivo encontrado, hora de entender o seu funcionamento. Ele é um XML bem claro de entender. E só vale editá-lo após a configuração inicial do OneDrive concluída e com o cliente fechado. Ele contém as configurações para a conta pessoal e corporativa.

Os itens que alterei para modificar o local da pasta, ou melhor, renomear a pasta são os seguintes:

Achei o texto abaixo dentro da parte do arquivo que diz “<key>AccountInfo_Business1</key>”.

“<key>SandboxBookmarks</key>
<dict>”

A linha seguinte deve contar o caminho e nome de pasta criada pelo OneDrive for Business. Eu alterei a parte final para algo mais curto e sem qualquer caractere especial. Note, mudei apenas o que aparece após o traço. Antes era “OneDrive – Nome da empresa com acentos”, depois passou a ser “OneDrive – SIGLADAEMPRESA”.

Em seguida, achei o texto “<key>TenantDisplayName</key>” e na linha seguinte alterei o nome do tenant para o mesmo texto da alteração anterior.

A ultima alteração que fiz foi após o texto ”<key>UserFolder</key>”.

Antes era “<string>file:///Users/loginnomac/OneDrive%20-%20NOME%20LONGO/</string>”

Passou a ser “<string>file:///Users/loginnomac/OneDrive%20-%20SIGLADAEMPRESA/</string>”

Configurações feitas, hora de iniciar o OneDrive novamente. Para minha surpresa ele não encontrou o caminho da pasta que eu indiquei, ainda que eu tenha criado a pasta, mas após indicar pelo assistente de configuração do OneDrive o mesmo local definido nas alterações que fiz no arquivo, o OneDrive passou a usar o nome do Tenant curto que indiquei e a mágica estava feita.

Espero que este relato ajude aos poucos usuários de OneDrive for Business que utilizam Mac e precisam alterar o nome da pasta. 😉




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: