TV 3D sem óculos




Uma coisa é certa. Televisores 3D são a nova sensação. Ainda não existe conteúdo disponível em 3D para ser consumido em casa e aliás, as especificações para o HDMI 1.4 e Bluray 3DTM estão em fase final e produtos devem começar a aparecer durante este ano. Tudo começou com os estúdios de Hollywood que resolveram sua crise cinematográfica fazendo filmes em 3D.

Existem diversos filmes em 3D nos cinemas, mas os desafios técnicos de produzir conteúdo neste formato ainda são enormes. Existem diversos limitadores e por isto nem tudo é 3D, ainda. Como os filmes nos cinemas já estão em 3D, nada mais natural que em casa você também tenha alguma cagalhufa 3D.

Os fabricantes de TV estão fazendo sua parte, mas ainda falta uma penca de coisas. Aliás, até emissoras de TV também estão empenhadas em trazer o 3D para sua casa. Nos EUA começa a ser este ano a ter canal de TV em 3D, mas no ano que vem chegam mais. Aqui no Brasil, acho improvável que alguma emissora, seja ela paga ou aberta, ofereça conteúdo em 3D de maneira regular. Já é difícil ver programação em HDTV, imagina em 3D.

Independente do conteúdo, tecnologia ainda está em desenvolvimento para melhorar ainda mais a exibição de conteúdo 3D. A Intel, durante a CES mostrou um protótipo de TV 3D que não requer utilização de óculos. Segundo o artigo do Engadget existem 8 sweetspots (locais pré-determinados) onde a experiência 3D funciona conforme esperado e o melhor é que não precisa utilizar óculos algum. Pra quem já usa óculos de grau é um espetáculo. A resolução está abaixo dos 720p e a Intel não é a única a mostrar protótipos de televisores 3D.

Eu acho que este tipo de aparelho deve começar a aparecer em universidades, centros de pesquisa e para equipamentos médicos, em casa, acho que apenas em 3 anos.

O vídeo acima mostra 4 televisores da TCL. Não vi nada a respeito ainda dela.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: