Tweets não são para sempre?




É bastante estranho saber que o Twitter não guarda TODAS as curtas mensagens que você publica no serviço de microblogging mais popular da internet. Este mês eu percebi que ultrapassei a marca de 14 mil tweets, mas quando vou buscar meu tweet de número 1, o que descubro? Que não posso vê-lo. Tentei serviços como o My First Tweet, mas a API do Twitter permite apenas pesquisar os últimos 3200 tweets.

E agora? Será que os meus tweets estão para sempre perdidos? NÃO! Não estão. O twitter não apaga seu tweets, mas acessá-los é bem difícil. Acontece que o Twitter resolveu criar URLs com um código que facilita a vida técnica deles, mas não a do usuário. A URL aponta para um código que identifica cada um dos tweets de maneira única, mas o código não é pessoal. Entenda.

A URL de cada tweet é formada pelo nome de usuário do serviço e um código da mensagem no sistema geral. Seria bem melhor se o código fosse pessoal. Assim: twitter.com/bernabauer/1 seria a URL para meu primeiro tweets, mas não é assim que a banda toca no twitter. A primeira mensagem do sistema pode ir para o usuário A, a segunda mensagem para o usuário B, então as URL twitter.com/usuarioA/2 é invalida. Tem ainda um outro elemento na URL que a palavra “status”, mas eu a omiti neste exemplo.

Então como achar meu primeiro tweet? Impossível. Já que eu não sei qual o código da minha primeira mensagem. Buscar um serviço que usa a API do twitter é inútil por conta da limitação de 3200 mensagens por utilização e por fim o próprio twitter não tem uma interface que permita a busca manual.

Por sorte existe o Internet Archive (IA) que cataloga e guarda as páginas da internet que ele busca. O serviço não guarda tudo, então fui arriscar a sorte e informei a URL da minha conta no twitter. Para minha sorte, o IA catalogou uma única página em 2008, logo quando comecei a usar. Não achei meu primeiro tweet, mas achei um dos mais antigos, possivelmente um dos 50 primeiros. Veja aqui. Que bom! O twitter não apagar realmente as minhas tuitadas!

E agora? Bom, existem duas coisas que se pode fazer. A primeira é esperar o twitter implementar algo para que você consiga acessar todos os seus tweets a outra é usar um programa que guarda um cache localmente no seu dispositivo todas as mensagens que você publica, observando o limite de 3200 da API.

Neste último caso você pode experimentar o Tweet Library no iPad. Custa 10 doletinhas.

Via Smoking Apples.




Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Uma alternativa é usar o feed rss do twitter e republicar em um blog.

    []s

    Responder
  2. Mas a biblioteca da Casa Branca não esta guardando TODOS os tweet’s?

    Responder
  3. Só de curiosidade: para que guardar o 1º tweet?
    É como guardar jornal velho, não acha?
    Sou adepta do “águas passadas não movem moinhos” e guardar os tweets é guardar mais tranqueira.
    Na boa, preocupesse com o que é importante. E isso, com certeza, não está no mundo virtual 🙂
    Abraços

    Responder
    • no meu caso, como queria escrever um artigo sobre o twitter, queria pegar a minha primeira mensagem. Certamente o passado tem sim sua importância e sem ele não há presente ou futuro. Não dá para viver do passado e virar um saudosista profissional, mas não dá para ignorar o passado.

      Responder
  4. Concordo contigo, rapaz.
    É que vc me pareceu muito preocupado com essa descoberta..rs.
    Como eu disse, tem coisa que, passada, já não tam mis importância 😉
    Abraços

    Responder
    • nayrabastos

       /  02/11/2010

      Amiguinho, procuro uma conversa que tive no twitter entre os dias 9 e 10 de maio de 2009. Já usei o my first tweet, o my 16 tweets, já troquei o html, já usei o Internet Archive (mas ele só busca até o ano de 2005), já usei um truque que visualiza páginas mais antigas (ele é o que foi mais longe: 11 de dezembro de 2009), mas ele não comporta todos os meus 9000 tweets :s
      Gostaria muito de encontrar estas páginas. Como faço?

      Responder
  5. Lucas

     /  27/03/2012

    Eu queria ver o primeiro tweet, pra comparar as minha filosofias atuais com as antigas rs. Já tenho mais de 25 mil tweets :c

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: