Um computador refrigerado por água quente




Difícil de acreditar que tal coisa existe, mas é a mais pura verdade. A IBM criou um sistema de refrigeração de uma linha de blades desenvolvidos especificamente para um super computador para um escola de nível superior na Suíça. A capacidade do Aquasar (gostou do nome do super computador?) é de 6 teraflop.

Pelas contas com esta capacidade de processamento ele também tem eficiência energética de 450 megaflops por watt e ainda libera 9 kilowatt de energia térmica para o sistema de aquecimento do prédio. O fato mais curioso sobre este super computador é que ele é refrigerado por água numa temperatura de 60ºC.

Esta temperatura parece ser mais eficiente para manter os processadores abaixo do limite de 85ºC. E de acordo com a reportagem, a temperatura de saída da água é de apenas 65ºC. Outro fato importante é que a água é muito mais eficiente para refrigeração do que ar. Hoje a maioria dos datacenters são refrigerados a ar e mantidos em temperaturas que giram em torno de 15ºC.

O Aquasar precisa de 10 litros de água para ser refrigerado e uma bomba garante um fluxo de 30 litros por minuto. O circuito naturalmente é fechado como em usinas nucleares.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: