Um proxy para economizar bateria no smartphone




Eu confesso que não acreditei quando li a reportagem que afirmava que é possível reduzir o consumo de bateria de smartphones em até 74% apenas utilizando um proxy de internet.

O estudo foi realizado analisando dados de acesso à internet de alguns países da África pelos pesquisadores de uma universidade finlandesa. Segundo eles, utilizando um proxy e aplicando algumas regras para gerar cache e comprimir conteúdo é possível diminuir drasticamente o consumo de bateria. É isto mesmo, é apenas colocar um proxy e tudo fica lindo. Se você não acredita, leia você mesmo a notícia e fique questionando assim como eu.

Eu não consegui encontrar mais informações a respeito, mas o mesmo estudo indica que sites otimizados para dispositivos móveis também contribuem para a economia de bateria. Isto faz lógica, mas o proxy, ainda estou tentando acreditar. Claro, que esta técnica só se aplica se o smartphone é utilizado para navegar na internet, afinal de contas, quando você faz uma ligação, do que adianta um proxy de internet? Nada! 🙂




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. stomazele

     /  13/12/2011

    O segredo está na compressão de dados que o proxy faz, diminuindo o tempo de carregamento de cada página. No final não acredito que faça diferença, o tempo que você deixa de esperar as páginas carregarem, você passa a usar com outras páginas….

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: