Uma nova geração de robô para ter em casa




O robô Nao Next Gen da Aldebaran Robotics é o robô que parece muito com o que apareceu em Dinossauros e Robôs, novela da TV Globo. No vídeo abaixo a nova geração do robô é mostrado.

Eu fiquei realmente impressionado com as capacidades que este pequeno robô tem. Claro que ele está longe de fazer coisas para você em casa, mas certamente impressiona por todo que faz. Andar, cair e levantar e ainda reconhecer rostos, comandos de voz e interagir com pessoas ao seu redor são coisas que eu não esperava implementadas em um robô doméstico, ainda que seja na categoria de brinquedo.

Dentro do seu corpo está um processador Intel Atom de 1.6 GHz, duas câmeras HD, 4 microfones e código da Nuance para reconhecimento de palavras faladas. O novo robô foi anunciado no final do ano passado e além de novo hardware, tem novo firmware. 2 emissores e receptores de infra vermelho também fazem parte dos sensores. Sensores de pressão e táteis e ainda um sistema de sonar completam o Nao. Ele ainda tem dois alto falantes. O processador roda uma versão de linux com software proprietário da Aldebaran e sua bateria de 27.6 Wh promove 1.5 hora de funcionamento. Veja mais aqui.

Ficou curioso e com vontade de saber mais sobre o pequeno notável robótico amigo branquelo? Acesse o blog Naoforge que tem vários vídeos e artigos a respeito do Nao.

Eu adoraria ter um destes em casa. Fico imaginando chegar em casa e ele olhar pra mim, me reconhecer e falar ” Por que demorou tanto para voltar?” 🙂 E depois emendar e dizer tudo que ocorreu durante aquele dia. Os emails não lidos, e mais importantes primeiro, claro e ainda lembretes como contas a pagar ou aniversário de alguém, cuja ligação deve ser feita naquele momento. Enfim. Sonhar não custa nada, já o Nao, não sei quanto custa. Não consegui encontrar para vender em lugar algum…




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: