Uma TV que reconhece seu rosto da Hitachi




Mais uma de japonês. A Hitachi mostrou na CEATEC um interessante produto. Uma TV que reconhece quando uma pessoa está olhando para ela. Ou seja. Ela sabe se você está assistindo à TV ou apenas escutando. O conceito é bastante interessante. Imagina que você está na sala ou na cozinha, sei lá onde, mas tem uma TV no ambiente. Enquanto você não está olhando diretamente para a TV, ela poderia estar em modo de economia de energia diferenciado onde apenas a parte de exibição com backlight fique desligado e todo o resto operacional.

Na foto acima você pode ver que o caboclo japinha está olhando para a TV por que tem uma imagem interessante. Já na foto abaixo o japinha não está dando bola pra TV e ela naturalmente mostra um texto em japonês que deve dizer “Ninguém me ama, ninguém me quer, todo mundo está na internet.”

Quando você olha para a tela, voilá! volta tudo ao normal. Reconhecimento de face parece ter tomado a industria de assalto este ano. Todo mundo lançando produtos com reconhecimento de face. Cameras que tiram fotos quando veem um sorriso, reconhecimento de face para fazer organização de fotos e até webcam que te segue quando você for fazer uma video conferencia.

Se este produto da Hitachi virar realmente um produto de prateleira pode ser um ótimo meio de economizar energia. Eu por exemplo sou mestre em deixar a TV ligada apenas para escutar.

Segundo o TechOn, a Sony também já tem uma TV que reconhece rostos desde janeiro deste ano, mas quem se importa né? A Hitachi também tem outras novidades. Ao invés de utiliza LED como todo mundo, eles resolveram substituir o backlight de CCFL (tubo compacto de catodo frio) por HCFL que é o mesmo catodo só que quente. Aliás, ao invés de usar 1, eles resolveram usar dois. O consumo fico abaixo de 40W e com isto conseguiram luminância maior.

Eu falei que a Hitachi não gosta de LED. Mentira. Se antes o LED veio apenas para iluminar um painel de LCD pela bordas (assim como é nas TVs com CCFL – edge-lit), agora o lance é fazer iluminação direta com LED (direct-lid). Isto faz com que o backlight não precise ser mais apenas da cor branca. Pode ser qualquer cor da combinação RGB que se quiser, conseguindo assim maior fidelidade de cor e contraste.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: