Unidade de medidas universais




O sistema internacional de unidades fez 50 anos em outubro. O que isto quer dizer? Quer dizer que durante estes últimos 50 anos a Inglaterra e os EUA andam enrolando adotando sistemas próprios de medidas. Na verdade é quase isto. Segundo a wikipedia, existem apenas 3 países que ainda não adotam o sistema métrico. EUA, Libéria e Burma. Neste meio tempo evoluímos tecnicamente e a principal medida do SI (sigla que identifica o Sistema Internacional de Medidas) passou para a modernidade.

Antes 1 metro era medido de acordo com o comprimento de um determinado objetivo que era armazenado sob condições especiais, mas desde 1983, ele passou a ser medido através de uma constante natural que é a distância percorrida pela luz em 1/299.792.458 segundo. A única medida oficial que ainda é medida através de um objeto é o kilogramo. Ele é definido pela massa de um cilindro feito de platinum-iridum.

O maior exemplo que as unidades deveriam ser todas universais é o prejuízo que a NASA teve em uma missão para marte onde os componentes foram juntados, mas um sistema utilizava as medidas métricas e outro imperiais. O prejuízo ficou na casa dos 125 milhões de dólares.

Via New Scientist.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: