Usando o iPad para substituir seu caderno de anotações




Uma das coisas que eu pensei em fazer com o iPad, é utilizá-lo como um caderno de anotações, afinal, hoje em dia eu digito muito mais do que escrevo. Porém, durante meu periodo de utilização para escrever o artigo de avaliação do iPad, não tive a oportunidade de utilizar o tablet da Apple como um substituto de caderno. O Jônatas até me questionou e assim surgiu este artigo.

O formato do iPad é ótimo para pensar em usá-lo como um caderno digital de anotações, porém o que pode fazê-lo ser um ótimo dispositivo para tal são os Apps. O primeiro que me aparece na mente como um popup é o Evernote, que se propõe exatamente a ser um app de notas, porém ele tem uma falha grave para o iPad. O iPad não tem camera para captura de imagens e com isto metade das funcionalidades do Evernote ficam inúteis, já que a forma de realizar anotações é digitando em texto e não permite realizar desenhos mesmo que em outro tipo de input. Ou é foto, ou é texto. O bom do evernote é que ele sincroniza com a web e você pode acessar suas notas em qualquer lugar.

Eu nunca cheguei a usar o OneNote da Microsoft, mas pelo que li e conversei com usuários de tabletPCs ele é o melhor programa para realizar anotações em equipamentos que tem telas sensível ao toque. Seria uma jogada de mestre para a Microsoft se eles lançassem o OneNote para o iPad.

Note Taker HD custa 5 dólares e parece ser meu sonho para o iPad virar meu caderno digital. Ele faz tudo que você precisa para o iPad ser seu armazenador de notas. Dá para desenhar, escrever e arrumar suas notas de todas as possíveis maneiras desejadas. Ainda dá para exportar as notas, que podem ser diversas páginas, para um PDF que pode ser enviado por email para quem você quiser.

Dá ainda para utilizar a saída de vídeo do iPad para colocar as notas numa TV ou projetor durante uma reunião. Uma coisa que o desenvolvedor deixa claro é que o Note Taker HD é inspirado em um app de mesmo nome para iPhone. Os software tem mesmo nome, mesmo tipo de finalidade, mas são diferentes, já que a versão para iPad é personalizada para tirar maior proveito do formato e possibilidades que o novo dispositivo da Apple oferece.

Existe ainda o Penultimate que é um caderno no qual você pode desenhar, mas não vi um teclado virtual para digitar seus achados. Se você for realmente procurar e analisar os apps, por que eu paro o meu trabalho aqui, já que o Note Taker HD parece ser o melhor deles, pode ir à vontade na loja iTunes. Desenhar com os dedos pode ser meio infantil numa reunião executiva, então você pode comprar um stylus, mesmo que isto faça você parece mais velho ainda do que é, já que stylus é coisa da décade de 90, quando a PALM começou o seu breve domínio no nicho de PDAs e no qual a Apple falhou vergonhosamente.




Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Valeu pelo teste.

    Responder
  2. Aurélio Meneghello Junior

     /  07/10/2010

    Muito bom, só faltou também avisar que o Note Taker HD não disponibiliza o teclado virtual para digitarmos. Só podemos “desenhar” os textos. Ainda estou procurando algo que integre as duas opções.
    Abraço.

    Responder
  3. Douglas Diniz Landim

     /  15/12/2010

    Amigo, seu post, é tudo o que eu estou procurando.

    Um aplicativo para substituir um caderno.
    Que dê simplismente para eu inserir texto e desenhar no touch ( no caso por exemplo de uma aula de física, eu digito o conteúdo e faço aqueles desenhos também)

    Mas eu quero para Android, pois estou pensando em comprar um epad com android, já que o ipad está fora do alcance do meu orçamento.

    Você conhece??? Esse note taker hd seria perfeito, ele tem versão para android?

    Responder
  4. Ronilson

     /  15/07/2011

    Otimo posat, mt obriga era td q eu procurava parabens

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: