Vai comprar um TV 3D? Vai se dar mal… (talvez)




Saiu um artigo no The Guardian falando sobre os desafios da TV 3D na ilha da Rainha Mãe. Por mais que a gente veja filmes no cinema em 3D, ver em casa é completamente diferente. Pra começar você precisa de uma infraestrutura em sua casa compatível. Traduzindo você precisa dos óculos, televisor e uma fonte de conteúdo 3D. Este último quer dizer que você precisa de um player bluray com HDMI 1.4 e alguns títulos em 3D (se é que isto já existe) ou uma TV por assinatura com canal 3D.

As operadoras de TV por assinatura estão se esforçando para ter um canal 3D para a Copa do Mundo, já que boa parte dos jogos, inclusive a final e todos os jogos da seleção brasileira serão captadas neste tecnologia. Acontece que tirando isto, nenhum conteúdo regular está sendo produzido em 3D.

Então do que adianta ter um televisor 3D? Não adianta nada. É o mesmo que aconteceu com o HDTV aqui no Brasil. As capitais estão com o sinal da TV Aberta de algumas emissoras e afiliadas, mas na TV por assinatura a oferta de canais ainda é pequena. São poucos canais, menos de 10 e com conteúdo repetido, quase que em demonstração ainda.

Se a falta de conteúdo é um problema, ainda tem mais. O HDMI 1.4 veio para colocar ordem na transmissão de sinais 3D para a TV de maneira padronizada para que um player da marca X consiga entregar o sinal 3D para um televisor da marca Y sem problemas. Indo além, existem duas tecnologias ainda disputando espaço para a questão dos óculos. Sim, é aquele lance de bluray vs. HD DVD novamente. As duas tecnologias são “óculos passivos” vs “óculos ativos”. A divisão entre os dois padrões está assim, no primeiro grupo, LG, já no grupo dos ativos (sem conotações sexuais, por favor) estão Samsung, Panasonic e Sony.

A grande diferença é que o par de óculos ativos é bem mais caro do que os passivos, que normalmente são apenas lentes polarizadas. Porém o custo total do televisor mais os óculos para a tecnologia ativa é mais barata. Para não se tornar desagradável a taxa de atualização do televisor precisa ser alto. Se você acha que os equipamentos com 120Hz e 240Hz são altas, pense novamente.

A tecnologia ativa ainda requer que os óculos tenham alimentação própria (uma bateria dá conta do recado) e um sensor de sincronização se faz necessário perto do televisor para que o óculos saiba quando ele deve deixar cada lente opaca. Para saber mais sobre as tecnologias ativas e passiva de 3D, recomendo ler este artigo. Outra boa pedida é este artigo.

Cá entre nós, acho a tecnologia ainda muito nova e não vale a pena investir ou espera numa TV 3D. É melhor ignorar a novidade e investir numa boa TV de LED. Imagino que o 3D vai levar uns 2 ou 3 anos para se tornar viável aqui no Brasil. Principalmente do ponto de vista de conteúdo.




Leia Também


Deixe um comentário

24 Comentários

  1. Hehehehe, trabalhei no lançamento da TV 3D da Samsung no Brasil. 🙂

    Responder
  2. Claudio

     /  14/06/2010

    Faltou dizer a diferença entre LED e OLED.

    Responder
  3. Passivos vs. Ativos, Blu-Ray vs. HD-DVD, VHS vs. Betamax… é sempre a mesma história.

    Já há algum estudo que confirma que o 3d pode fazer mal à saúde? Ouvi alguns boatos de que algumas pessoas que assistiram TV 3d começaram a desmaiar e ter mal estar.

    Responder
    • Existe uma recomendação para que crianças pequenas não vejam produtos em 3D, por conta dos seus cérebros ainda estarem em formação. Sobre o mal estar, é fato. Muitas pessoas vão ao cinema 3D e passam mal por que seus cérebros não estão preparados para processar aquela informação de maneira tão prolongada.

      Responder
  4. Ricardo

     /  08/11/2010

    Playstation 3 ja tem jogos em 3d poucos, mas tem… e quem investir numa tv 3d agora… vai ficar um BOM tempo sem se preocupar com “TV”
    mesmo q investir em uma boa LED
    ateh acabar d pagar ela… o 3d ja ta forte no mercado
    sei la… eu mesmo compraria pra usar no PS3 e pra não me preocupar em trocar de tv tão ja

    Responder
  5. thiago

     /  13/01/2011

    vcs destes site não entendem mesmo é nada de tecnologia, as tvs 3d têm coversor de conteúdo 2d para 3d, a programação não precisa ser 3d basta convertela no controle para o formato.

    Responder
    • deve ficar ótimo! 😉

      Responder
    • Mauricio

       /  30/08/2011

      A conversão de 2d para 3d fica uma porcaria em TODAS as TVs. Verifiquei entre a sony 725, a LG 5700 (passiva), Samsung 6500 e a Panasonic plasma 600hz 3d (a única com 3d full hd). Pesquisa pessoal feita em 29/08/2011.

      Responder
  6. fiel

     /  05/03/2011

    tenho uma tv 3d com taxa de 12hz…. a imagem é incrível… já os jogos do ps3 não utilizam toda potência do 3d, são relativamente fracos… as imagens da tv 3d superam as do cinema… não tenham dúvida.
    os óculos ativos da tv trabalham para que seu cérebro não se canse… quanto aos canais convencionais, somente alguns programas da rede tv e agora a globo com o carnaval tem essa tecnologia a disposição…
    No mais quem puder dispor de um investimento desse porte, e for um cinéfilo… não terá arrependimento…
    Outra coisa.. o tamanha da tela influencia muito….
    abraços a todos.

    Responder
  7. lauro

     /  21/10/2011

    olha uma coisa e certa quem comprr tv 3d agora vai se dar mal os fabricantes de tv todas elas nao tem respeito ao consumidor lançao inovaçoes todos os dias daqui que os canais aberto siga a essa listra de transmisoes 3d ja vem a tv 3d sem oculos mal comprei meu blu ray ja tenho que comprar um blu ray 3d pode isso abraço a todos

    Responder
  8. Pra dizer a verdade eu nao entendi nada.
    Eu, so quero saber se a tv 3d que comprei precisa de um dvd 3d para assistir em 3d ou qual quer dvd roda filme em 3d.

    Responder
    • Alguns televisores 3D, vem com conversor interno que converte qualquer sinal em 3D. Não fica tão bom quanto conteúdo produzido em 3D, mas pelo menos garante o uso do aparelho conforme anunciado. O melhor mesmo é comprar um bluray 3D para desfrutar da funcionalidade.

      Responder
    • voce presica comprar um dvd bluray.
      ou um video gueme ps3 se voce gosta de guemes. ou um computador 3d .

      Responder
  9. lucas capitani

     /  25/05/2012

    eu queria saber saber o q precisa pra ssistir um filme 3d. tem q ser um dvd especial tambem

    Responder
    • O ideal é que seja um bluray produzido em 3D, mas alguns televisores fazem a conversão de qualquer conteúdo, mas não fica tão legal assim.

      Responder
  10. lucas capitani

     /  25/05/2012

    Pra dizer a verdade eu nao entendi nada.
    Eu, so quero saber se a tv 3d que comprei precisa de um dvd 3d para assistir em 3d ou qual quer dvd roda filme em 3d.

    Responder
  11. Everton

     /  17/06/2012

    Estou no maior dilema. Vou trocar minha Tv e finalmente sair da era do tubo; mas simplesmente estou perdido. Gostaria muito de pegar uma TV de ultima geração mas não sei se agora isto é vantagem. Além do mais fico na dúvida. Qual seria a melhor combinação de recursos. Sei que não posso ter tudo no mesmo aparelho mas não sei qual aparelho me daria a melhor combinação. Nas lojas os vendedores so sabem que TV tem tela. Quanto a mim não sei se é vantagem tem uma tv smart, 3d ou simplesmente um tv.

    Responder
    • Everton, vou tentar te ajudar. Se você ainda tem uma TV de tubo e está pensando em trocar, escolha um televisor mais barato. Não precisa ser SmarTV. Apesar de interessante, este tipo de funcionalidade ainda está engatinhando, sem contar que você vai precisar chegar com um cabo de internet ou comprar com rede wifi embutida, o que pode tornar o televisor mais caro. Quanto ao 3D, a tecnologia ainda está em seus estágios iniciais e ainda não pegou. Apesar de interessante, ainda há muito o que fazer para ela se tornar popular, ou seja, também não é necessário comprar um televisor com 3D como recurso. Compre simplesmente um televisor básico para aproveitar o preço mais em conta, já que nos próximos 3 à 5 anos, novas tecnologias serão lançadas e a troca do televisor vai se justificar. Ah sim, dê preferencia a televisores de LED se ele for ficar ligado durante muito tempo, assim você economiza energia, já se você for grande fã de jogos, dê preferencia à tecnologia de PLASMA, mas os modelos mais caros, que tem tecnologia mais avançada e consomem menos.

      Responder
  12. Ayrton

     /  28/08/2012

    Eu acho a 3d a melhor opção. Eu tenho uma aqui em casa e assisto sempre quando dá, na locadora há inúmeros filmes em 3d.

    Responder
  13. maurilio

     /  02/11/2012

    bom dia.
    já tenho um tv lg time magine e é fantastica a opcao de poder voltar, gravar, adiantar o que esta vendo.
    agora quero uma 3d, e estou pesquisando.
    ta dificil decidir.

    Responder
  14. Luis Henrique

     /  24/11/2012

    Galera obrigado por toda a matéria sobre TV’s, me ajudou bastante na escolha da minha TV. Acabei de comprar uma LG LM7600 42′ LEd 3D. Pesquisei muito e acredito ter feito um ótimo negocio. Minha dica para quem quer comprar certo é leia, fuce, pesquise, entenda e depois pense, pense e pesquise preço por que consegui após uma semana intensa de pesquisa achar essa Tv com uma diferença de mais de mil reais…

    Responder
  15. katia soares

     /  07/03/2013

    Tenho problemas nas vistas , e gostaria de saber se á televisao 3d faz mal ?
    POR FAVOR ME AJUDE , queria muito comprar uma mas tenho essa duvida?

    Responder
    • Katia, TV 3D não é prejudicial à saúde, mas não é recomendado o uso prolongado nem que crianças pequenas assistam por horas seguidas.

      Responder
  16. todo mundo disse que eu ia quebra a cara ao comprar uma tv 3D, mas não me arrependo, comprei da sansung 40 polegadas a imagem é ótima tem varios canais e quando algo não é 3D basta voce converete para 3d e pronto

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: