Velox com ou sem franquia




Meu pai chega pra mim num dia destes e diz: “Você viu que tem planos de banda larga mais baratos do que a gente paga e muito rápidos?”. Mais rápido do que a velocidade da luz, aproveitei a vontade dele de mudar o plano e disparei para o site do Oi Velox.

Lá encontrei os novos planos e links para a mudança de planos através da internet. Eu nem acreditei, mas sim, é possível trocar o plano de internet de sua banda larga preenchendo um simples formulário pela internet. Eu tratei de preencher o formulário e no dia seguinte meu plano tinha mudado de 1 Mbps para 4 Mbps.

Alguns pontos nesta mudança, porém, me chamaram a atenção. A primeira é que ao informar o número da linha que tem o Velox, já é possível ver seu plano atual e quais os planos que sua linha tem viabilidade técnica. Isto não é nada demais, mas o perigoso é que não é preciso informar senha, nem nada. Basta informar o número do telefone e o formulário já diz qual o plano que aquela linha tem.

Outra coisa que me chamou a atenção é que a mudança de plano, pelo menos para o meu caso precisou de um novo equipamento, já que meu modem ADSL não é mais compatível com o serviço. Estes novos planos de banda larga são ADSL2 e o meu modem velho de guerra SpeedStream 5200 não “fala” esta tecnologia. Nada foi informado e eu tive que adivinhar que precisaria de um novo modem. O mais estranho é que meu modem antigo continuou funcionando perfeitamente na velocidade antiga.

Por fim a última coisa que me chamou a atenção é informação que eu fiz questão de capturar na imagem abaixo. Os novos planos de banda larga tem preço fixo, mas uma franquia. A imagem abaixo mostra que não é cobrado nada a mais se você ultrapassar o limite da franquia. Então o que é feito? Pé no freio?




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Tiago Fischer

     /  01/10/2010

    Para quem baixa bastante essa franquia é realmente um problema.
    Eu pergunto: de que adianta ter um conexão de 20Mbits e só poder utilizar 100GB de trafego? Eu posso acabar com isso em um dia se quiser (duas vezes).
    Só vale apena para quem usa pouco, e quer tudo bem rápido.
    Bom, eu prefiro ficar com o meu velho e bom plano de 1Mbit antigo da Brasil Telecom (hoje Oi) que não possui franquia. E eu espero que ele continue assim pra sempre… porque todos os novos planos já tem franquia. (http://oivelox.oi.com.br/portal/site/OiVelox/menuitem.ebeac1048536fb0248de9f76f26d02a0/?vgnextoid=30aae1cf7e364210VgnVCM10000074d5200aRCRD)
    Se eu utilizar ele 24hrs por dia (no máximo) da mais de 250GB por mês, e tudo isso por menos de 70 reais.

    Responder
  2. Amigo
    Espere a bomba que tem em casa.
    BOMBA ESPERE
    MMonteiro

    Responder
  3. Berna, eu tambem mudei o meu plano recentemente (de 2, passei para 4 Mbps), e no dia seguinte já estava com aproximadamente a velocidade contratada (veja o link do SpeedTest : http://www.speedtest.net/result/975973962.png ).
    Realmente não sei se fiz tão bom negocio assim, pois o plano antigo não tinha franquia mensal de dados, e tenho o costume de deixar o computador ligado 24h por dia ( e a conexão idem), vou esperar a proxima fatura para ver o que acontece. Conforme seu comentário, não existe em nenhum lugar no site da Oi Velox alguma informação sobre cobrança por dados excedentes, então não sei como farão para enquadrar a franquia, que no meu caso tambem é de 60GB.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: