Não parece, mas estas coisas da imagem acima são ventiladores. Papo sério! Eles são da Dyson e seu funcionamento é bastante curioso. Eles amplificam o fluxo de ar e pelo diagrama, parece que o efeito asa é responsável por fazer o vento ser constante e sem turbulências como um ventilador comum. Abaixo está um vídeo que tenta explicar o seu funcionamento.
Pode parecer que por não ter hélices, ele não faz barulho, mas ele faz sim. Veja o vídeo abaixo. O ar é sugado pela base e expelido pela parte redonda. O custo estimado deste ventilador é 10 vezes maior do que de um ventilador comum. Algo como 300 dólares. Salgado…
Abaixo está mais um vídeo que apresenta o ventilador e seu funcionamento, explicado por ninguém mais do que Sir James Dyson.
Acontece que este ventilador da Dyson, tem sim partes móveis. Na base o ventilador tem uma turbina (motivo do barulho) que produz o vento que é amplificado pelo seu aparato. Aliás, descobri uma explicação de como a amplificação funciona, mas como prefiro achar que é por mágica que ele funciona, resolvi não ler para não acabar com o encanto. Se você quiser saber, clique aqui.