Vibrações geram energia




Ok, antes de começar, um aviso: O primeiro engraçadinho que fizer um comentário sobre vibrador para colocar nas partes íntimas vai … ah vai, estou curioso para saber as sacanagens e brincadeiras que vão surgir! 😉

Um universidade no Japão conseguiu fazer um pequeno aparato capaz de gerar energia apenas com vibrações. O aparato é bastante útil para ser colocado em gadgets pequenos que usam aquelas baterias em formato de moeda. De acordo com o artigo que li, o aparato da foto no começo do artigo tem apenas 2 x 3 x 12 mm e é capaz de gerar 1,56mW a partir de vibrações de 357Hz. Números certamente inúteis para qualquer mortal.

Acontece que estes números são bastante impressionantes e a densidade de energia é bastante alta. São 22mW/cm3, que é 20 vezes mais que um gerador que usa vibração atual.

Um lugar onde se pensa em usar esta tecnologia é nos sensores de pressão de pneus dos carros topo de linha, que acabam transmitindo a pressão sem fio para um receptor dentro do carro. Por fim, a última informação interessante é que este gerador de energia utiliza um material chamado Galfenol que é uma liga de Ferro e Gallium. A liga foi desenvolvida em 1998 pelo laboratório de pesquisa da marinha americana.

Via Ubergizmo.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: