Vi que recentemente o YouTube começou a suportar vídeos em resolução de 4k. Talvez caiba aqui uma pequena explicação sobre as resoluções de vídeos. Hoje o conteúdo televisivo existe em algumas formas: em sinal analógico, digital e digital em Alta Definição. Por exemplo. Se você sintoniza o canal 4 no Rio de Janeiro, irá ver um sinal analógico da TV Globo. Já se você tem a SKY e colocar no mesmo canal no Rio, vai ver a Globo através de um sinal digital. Já se você tiver um conversor digital (seja externo ou interno no televisor) e uma antena UHF será capaz de sintonizar o sinal digital e ver algum programa em alta definição. É o tal do HDTV que tanto se fala desde o seu lançamento em dezembro de 2007.
Para ver o vídeo em sua resolução estupenda, você precisa ir ao YouTube e na aba de seleção de resolução, precisa escolher a opção “Original” conforme destacado na figura abaixo.
A grande pergunta é para que colocar suporte para algo que pouca ou quase nenhuma pessoa do planeta pode aproveitar? Você conhece alguém que tenha um projetor ou tela capaz de mostrar 4096 linhas? Eu conheço uma empresa que tem um projetor destes. Foi onde eu assisti o jogo da copa em 2006. Talvez no futuro próximo o televisor da Sony que está próximo dos 4k fique mais barata e se torne um lugar onde estes vídeos possam ser vistos conforme deveriam. Neste meio tempo, acho que esta noticia dos 4k no YouTube não quer dizer nada de prático ou útil para o nosso dia-a-dia.
Ficou curioso para saber se tem mais vídeos de 4k no YouTube? Tem uma playlist aqui com alguns vídeos.
Veja mais no Blog do YouTube.