Virtualização com Citrix




Eu já tinha ficado maravilhado com o cliente Citrix para iPhone, mas hoje acabei lendo no MacRumors que a Citrix tem muito mais para nos mostrar. Aliás, vale fazer um pouco de contextualização no mercado de Virtualização. Coisa rápida mesmo.

Existem algumas empresas que oferecem produtos de virtualização. Existem as figurinhas conhecidas e já batidas como Parallels e VMWare, mas outras empresas estão correndo atrás destes dois. Microsoft, Sun e agora Citrix. A Sun tem um produto grátis, assim como a VMWare. Esta última disponibiliza um player de máquinas virtuais que permite executar máquinas virtuais mas não permite criá-las. O produto da Sun, VirtualBox, e grátis para tudo. Os demais tem produtos pagos.

A Citrix comprou a empresa XenSource no final de 2007 e apenas este ano está lançando grandes produtos baseados nesta tecnologia.

O que mais me chamou a atenção, dentre as novidades, foi a virtualização de nível 1 em desktops. A VMWare tem este tipo de virtualização apenas disponível para servidores e a Citrix acertu a mão em apostar neste nicho. Eu ainda não consegui descobrir um real caso de uso onde este diferencial seja fantástico, mas certamente é um grande diferencial.

Veja o vídeo abaixo:




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: