Vírus de marca-passo!!!! CORRAO!




NewImage

Marca passo é um pequeno componente eletrônico que é implantando em qualquer ser vivo que tem alguma anomalia no ritmo do coração. Após instalado o dispositivo vai dando choques no tempo correto estimulando o coração a manter seu ritmo.

Antigamente o dispositivo era instalado e para mexer nele, era necessário acesso físico. Ou seja, operação de peito aberto para mexer no dito. Agora com tecnologia de comunicação sem fio consumindo menos energia e mais eficiente, é mais do que natural que estes dispositivos tenham algum tipo de comunicação para diagnóstico ou ajuste.

Acontece que durante uma conferência de segurança na Austrália, um pesquisador discutiu sobre uma vulnerabilidade numa marca específica de marcapasso que permite matar o paciente que precisa do dispositivo para viver. Tudo feito de maneira sem fio e à distância de pelo menos 10 metros, mais do que isto. Um marcapasso infectado pelo vírus poderia espalhar para outros marcapassos o seu código malicioso e assim matar mais pacientes.

Parece meio “Missão Impossível”, mas não duvido muito que exista tecnologia e meios técnicos para fazer este tipo de ação. O risco disto acontecer é o mesmo do vírus que infectou computadores de reatores nucleares no Irã, se você entendeu o que eu quero dizer…

Via SC Magazine.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: