Este seria o título em português para o looongo artigo escrito pela Erika Jonietz, editora sênior da revista MIT Technology Review. O resumo do Nelson no Mac Magazine dá uma dica do que encontrar no texto da moça, mas espere.
O artigo fala da experiência que a Erika teve com a versão RC1 do Windows Vista Ultimate e como este sistema a fez amar seu Mac OS X. Por que? Simples. O Vista não traz nenhuma novidade se comparado ao Mac OS X. Quem usa uma máquina da Apple conhece a alguns anos boa parte das coisas que a Microsoft apresenta ao seu mundo.
Naturalmente isso não é a única coisa que fez a Sra. Jonietz declarar seu amor pelo OS X. Ela comenta que tem tem um Mac que tem pouco mais do que o necessário para rodar o OS X, e fez naturalmente o teste do Vista com um hardware que estivesse no mesmo nível. Ela fez o teste com hardware que atendia os requisitos mínimos para rodar o sistema operacional.
Os testes dela comprovaram que ela não conseguia fazer muita coisa no Vista. Nem mesmo tocar um DVD ela conseguiu e usar outros programas básicos era quase um tortura. Coisa que com o OS X ela não tinha problema. Ela conseguia fazer qualquer coisa. A conclusão que ela chegou é que o Vista utiliza bem mais memória do que OS X e para apenas rodar o sistema operaciona do Tio Bill será necessário uma máquina potente.
Eu acho muito difícil concordar com a moça do MIT. Não sei qual o hardware que ela usou e a interface AERO pode ser a causa do problema. Independente do que está dúbio ou não, acho que a conclusão que se pode tirar deste artigo é que para os usuários de Windows XP o Vista apresenta uma evolução, mas para o mundo como um todo o Windows Vista não parece trazer novidades inéditas.
Último comentário sobre o artigo. Ela fala que a diferença de preço entre PCs e Macs se tornou muito pequena. E de fato, NOS EUA, isto é uma realidade. No Brasil, porém a história é um pouco diferente. Desktops da Apple são caros por demais. Já no campo dos portáteis a diferença não é tão grande. Um macbook preto, portanto topo de linha da linha de entrada da Apple, custa menos de 6 mil reais. Praticamente o mesmo preço dos notebooks da HP. A linha dos Macbook Pro, porém, deixa qualquer um de cabelo em pé, porém concorre bem com as máquinas premium da Sony e LG.
Felipe Cepriano
/ 23/01/2007É, ela só diz o tanto de memória que o PC dela tem. (“Although my computer meets the minimum requirements of a “Vista Premium Ready PC,” with one gigabyte of RAM […]”) Então acho que deva ser um PC parrudo.
E se for pra não usar o Aero, pra que o Vista?
O OS X também suporta todas as frescuras do Aero, só que é mais leve e roda até mesmo com 32MB de RAM de video.
Mas no fim os usuários Win vão adorar o Vista, sem se tocar que estão 6 anos atrasados e comprando muito mais hardware que o necessário…