VLC para iOS? Não mais…




Outro dia publiquei em algum lugar minha grande descoberta para utilizar o VLC no iPhone. Usá-lo para ver vídeos que foram enviados em anexos de email. Tudo por que eu não gostei que para ver outros tipos de vídeos, era necessário pegar os arquivos no computador e através do iTunes, sincronizá-los com o VLC. Trabalho chato demais.

Aliás, notou que eu usei um verbo no passado? É por que o VLC no iPhone is kaputt! No more. Acabou. Se você for procurar o VLC para o iOS, esquece, não vai mais encontrá-lo. Tudo por conta de uma disputa em relação aos termos de uso do VLC (GLP) e os termos da AppStore que tem uso de DRM. Como ambos são incompatíveis um chato de galocha fez questão de valer as regras e cagou solenemente na utilidade do VLC para os milhões de pessoas felizes com o VLC em seus dispositivos da Apple.

Quem desenvolve o VLC é a VideoLAN e ela nada teve a ver com esta bagunça toda. Segundo as regras GPL o código fonte de qualquer derivação do fonte original deve ser compartilhado e liberado para todos. A marola toda vem de um funcionário da Nokia que também é desenvolvedor e uma pessoa que contribui para o desenvolvimento do VLC.

A culpa porém não é dele. Não vamos ficar com raiva do invejoso, mas sim do desenvolvedor do VLC para iOS, que aparentemente resolveu ignorar as incompatibilidades entre as licenças da App Store e do GPL. Resultado é que depois de quase 3 meses de vai e vem, finalmente um desfecho. Todo mundo saiu perdendo. A Apple removeu o VLC da sua App Store, o desenvolvedor se fu e a VideoLAN ficou com fama de malvada. Sem falar que a Apple também ficou com fama de intransigente por que não atualiza as regras da App Store para ser mais compatível com softwares GPL.

Ainda que a culpa não seja do Remi, o grande motivador desta grande confusão, acho que ele merece um belo troféu abacaxi. Obrigado!

Para quem ficou curioso sobre o VLC no iPad, por exemplo, pode curtir o vídeo abaixo.

Via Mac Magazine, fsf,




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: