VMware ESX 3i




Semana passada foi o lançamento mundial do novo ESX Server. É a versão 3i. A versão anterior era a 3 e eu não entendi como eles não anunciaram a evolução do produto como versão 4. A mudança é tão significativa que justifica um acréscimo representativo em seu numeral de versão. Isto deve ser dedo do pessoal de Marketing. Aposto!

Independente do nome, o que você precisa saber é que o novo ESX 3i é de cair o queixo. Para você entender melhor, deixe me explicar o que é o ESX Server. O ESX Server é o pedaço de software que precisa ser instalado em servidores para formar um FARM de virtualização. As máquinas virtuais rodam nestes servidores. Sem o ESX Server não há como fazer virtualização com a mobilidade que é necessária para grandes corporações. É uma explicação superficial, mas é suficiente para você ter na cabeça dois conceitos. FARM e ESX precisa ser instalado. O ESX tem além do hypervisor, uma service console que é um Red Hat Enterprise. O que somado ocupa algo em torno de 2GB.

Já o ESX 3i tem apenas 32 MB e não tem mais a Service Console. Toda a administração é feita de maneira remota através de CLI remoto e ainda o CIM (Common Information Model). Com esta evolução os seus servidores do farm de virtualização não precisam mais do disco interno, baixando ainda que de maneira tímida os custos de servidores, mas melhor do que isto, baixa o consumo de energia e a geração de calor. Graças ao fato do ESX 3i poder ser rodado a partir de um pendrive USB interno ou memória flash que pode vir com novos servidores destinados ao papel exclusivo de virtualization farm.

Veja mais na VMware.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: