Você tem um ponto cego no seu olho




Você sabia que existe um ponto cego no seu olho? Ele existe e no vídeo abaixo é explicado como e por que ele existe.

Se você não entendeu como o ponto cego funciona, veja a explicação em português extraída da Wikipédia. Lá você pode encontrar outro teste de ponto cego.

Um ponto cego, também conhecido como escotoma, é uma obscuração do campo visual. Um ponto cego em particular conhecido como ponto cego fisiológico ou punctum caecum na literatura médica é o lugar no campo visual que corresponde à falta de células fotorreceptoras no disco óptico da retina onde passa o nervo óptico. Uma vez que não existem células para detectar a luz nessa região do disco óptico, uma parte da campo de visão não é percebido. O cérebro preenche esse ponto com informações sobre imagens ao redor e com informações percebidas pelo outro olho, dessa forma o ponto cego normalmente não é percebido.

Apesar de todos os vertebrados possuírem esse ponto cego, os olhos de cefalópodes, que são apenas superficialmente similares, não tem. Neles, o nervo óptico se aproxima dos receptores por trás, então ele não cria essa descontinuidade na retina.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: