Você vai poder ligar do seu celular em alguns aviões da TAM




Li que a ANAC finalmente liberou a TAM a oferecer o uso de celulares em algumas de suas aeronaves já preparadas para tal. As aeronaves em questão são da Airbus e para que a ANAC liberasse, TAM e a Airbus tiveram que realizar testes comprovando que as interferências eletromagnéticas causada pelo uso de aparelhos celulares seria desprezíveis para o funcionamento das funções básicas dos aviões.

O pedido de liberação veio apenas um ano após o pedido feito pela TAM e é claro que apenas aeronaves preparadas para oferecer o serviço de celular estão autorizadas. As demais continuam com seu uso restrito quando o avião está em solo com as portas abertas. Outra informação interessante é que o uso de celulares nestes poucos aviões autorizados, só poderá ocorrer depois que a aeronave atingir 3 mil metros de altura.

Claro que nada é de graça e o serviço que é oferecido pela TAM será cobrado pelas operadoras que irão definir o preço deste roaming nas núvens, já que para funcionar, a ligação é transmitida via satélite.

A TAM ainda é a única empresa de transportes aéreos que fez pedido para oferecer este tipo de serviço. Hoje ela tem 3 aeronaves (Airbus A321, A320 e A319) preparadas com o sistema OnAir. OnAir é a operadora que oferece a cobertura dentro da aeronave. OnAir é uma associação entre a Aurbus e Sita. Curiosamente a célula oferece ligações apenas para 12 passageiros ao mesmo tempo. Conexão de dados e SMS não tem restrição alguma.

O grande barato é o fato de poder navegar na internet via GPRS, mas o grande problema é a falta de educação dos passageiros que agora, podendo falar ao telefone, serão ainda mais desagradáveis. É, você leu certo, nada de 3G. A tecnologia permite apenas navegação via GPRS.

O sistema de roaming para celulares da OnAir existe hoje para 17 companhias de aviação no mundo. Grande maioria são empresas da Asia e Asia menor. Do ocidente, apenas duas empresas da Inglaterra, uma da Irlanda, TAP de Portugal, Air France da França e a TAM do Brasil. Talvez o ocidente esteja com medo de bombas ativadas através de ligações de celular. Veja a lista de empresas aqui.

O sistema OnAir é bem pequeno e ocupa uma compartimento superior de malas. A pegadinha é que o roaming, pelo que li, é o roaming internacional, mas dependendo do acordo feito entre a OnAir, TAM e as operadoras brasileiras, isto pode mudar.

Via IDG Now! e IDG Now!.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: