WDS ou Extend wireless network?




Resolvi dar uma olhada na minha rede sem fio que só tem produtos Apple. Eu já tinha ficado fascinado com a facilidade de configurar a rede wireless sem ter que me preocupar com muitos detalhes técnicos quando comprei o meu Time Capsule, e quando comprei um AirPort Express (foto abaixo) fiquei ainda mais fascinado. Simples, fácil e rápido eu estendi o alcance da minha rede wireless e toda minha casa agora tem sinal de WIFI com o mesmo SSID e posso navegar andando pela casa sem enlouquecer.

Acontece que para estender uma rede wireless usando AirPort Utility existem dois métodos: “Extend a wireless network” ou “Participate in a WDS network”. Este segundo é um padrão, até onde pude pesquisar, que vários fabricantes adotam para fazer com que mais de um roteador wireless propague a mesma rede. É bastante útil para cobrir uma área bastante grande sem usar cabos. Acontece que o outro método também faz a mesma coisa. Na época que configurei, adotei a primeira opção ao invés de usar WDS.

Nunca soube muito bem a diferença entre as duas opções e apenas esta semana quando fui vasculhar um comportamento estranho da minha rede wireless é que fui descobrir.

Aliás, deixe-me contar o comportamento estranho primeiro, para então falar a diferença entre o “extend…” e o “WDS”. Tenho um Time Capsule e o AirPort Express para cobrir todos os comodos da minha casa com sinal WIFI, porém como sou precavido, tenho, além de segurança WPA2 e SSID escodindo, uma lista de acesso protegida por MAC filter.

Quando eu chegava em casa com um equipamento WIFI novo, notei que apenas configurando o WPA2 com a chave, conseguia navegar na internet sem problema. Durante meses achei estranho como o MAC filter parecia não funcionar. Eu cadastrava sempre os MACs mesmo assim no Time Capsule, que pra mim era o “cabeça” da minha rede wireless.

Quando fui pesquisar sobre a diferença entre o “Extend…” e o “WDS” tive a resposta para o comportamento estranho e acabei com o furo da minha rede wireless. A opção “Extend…” faz com que a configuração de rede wireless seja automaticamente estendida para o outro equipamento, porém a lista de MACs filtrados não é levada e durante todo este tempo, meu AirPort Express estava aceitando conexões de qualquer equipamento que tivesse a senha WPA2 configurada.

Achei isto o fim da picada. A Apple deveria avisar que a configuração de bloqueio à rede por MAC Address deveria ser copiada manualmente. Claro que o mais certo seria copiar as configurações automaticamente.

Por fim, descobri também a diferença entre o “Extend…” e o “WDS”. Se você só tem equipamentos Apple para rede wireless, utilize a opção “Extend…”. Isto fará com que sua rede seja toda em cima da tecnologia 802.11n, que é mais rápida, porém se os seus computadores não falam 802.11n ou você utilza outros roteadores que não sejam da Apple, aí não tem jeito, você vai precisar usar o WDS e não vai usar a rede 802.11n. Apenas b/g.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. O Airport express é simplesmente genial, concordo com você… só n concordo com os preços da apple… lá fora é US$ 99 enquanto que aqui fica por 300 lulinhas…

    #phoda

    Responder
  2. Margo

     /  12/09/2012

    Mas para quebrar uma senha WPA2 tem de ser muito ninja, é quase impossível.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: