WiMAX pode ofuscar o HDTV




Não sei quantos de vocês perdem horas de suas semanas pensando em HDTV. Eu penso bastante. Já cheguei a conclusão que o HDTV para quem tem TV a cabo não representa nenhuma vantagem. Gradualmente as operadoras de TV por assinatura irão fornecer sua soluções. Hoje já temos algumas que transmitem em digital, para fazê-lo em HD será um pulo. Como elas transmitem os canais abertos também, para que receber sinal da TV aberta pelo ar? Não faz sentido.

Outra coisa que irá acontecer é o HD pode não ter o destaque que merece por culpa do WiMAX. WiMAX é um WIFI vitaminado. A única diferença é que o HD da TV aberta é grátis, já WiMAX vai ser uma rede paga, mas promete oferecer muito mais do que um simples sinal de TV de alta qualidade. Imagine ter um dispositivo na sua mão que pode receber um streaming de vídeo ou sintonizar o seu canal de audio da internet e ainda servir para falar com os amigos através de VoIP.

Todas estas promessas foram feitas pela 3ª geração de celulares, mas não deu muito certo na europa. WiMAX parece muito bom para ser verdade. Será promessa de campanha? Em época de eleição eu desconfio de tudo. 🙂

Quase esqueço! Confira o especial do IDGNow! sobre WiMAX.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Eduardo-RJ

     /  29/09/2006

    Vou ter q discordar de você. Eu já tive, não tenho mais TV a cabo e espero ansioso a HDTV. A gratuidade é fundamental pra mim e pras pessoas carentes que tem direito a uma TV com imagem de qualidade.
    Da mesma forma, a autorização de entrada das grandes operadoras de telefonia no leilão do wi-max é certeza de preços caros como as ligações de celulares e de monopólio. Tô pessimista e acho q vai ser uma M. Vc realmente acha que elas permitirão Voip ??? É ruim heim, e só no Brasil vai ter isso, elas vão cobrar caro pelo wi-max e continuar nos garfando em tarifas absurdas como o 1.70 por minuto no interurbano do pré-pago.

    Responder
  2. ah, mas se fosse assim o Velox da Telemar estaria com o VoIP bloqueado. Não está.

    Tem que ver qual vai ser o modelo de negócio que vai ser adotado para explorar o WiMAX. Acredito que eles terão um plano ilimitado para transferencia de dados ou tempo que vai ser muito caro e atraente apenas para empresas.

    Agora fiquei em dúvida se será tempo ou megabytes.

    Agora sobre o gratuíto, vc está certo. Quem não tem TV por assinatura terá com o HDTV uma TV de melhor qualidade, mas só.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: