Windows 8 será um fracasso nos tablets?




A consultoria IDC, famosa no meio corporativo, afirmou que o Windows 8 não será uma ameaça ao iOS, será pouco adotado pelos usuários do Windows 7 e indo além, diz que tablets que terão Windows 8 instalado será um fracasso.

O mais engraçado é que eu acho o exato contrário, mas com um pé no chão. Até por que, não tem como o Windows 8 superar o iOS ou Android de imediato. As primeiras versões do Windows Phone tinham seus problemas, assim como o iOS e vai levar um tempo até o mercado entender como desenvolver para o Windows 8 e Windows Phone e indo além, como os equipamentos e software funcionarão juntos neste novo casamento.

No caso do IDC dizer que o Windows 8 não será adotado pelos usuários de Windows 7, talvez a melhor explicação para a afirmação deles é que o processo de troca de sistema operacional é bastante traumática se for feito sem trocar o hardware. Mas mais do que isto, o IDC vê o lado corporativo e pelo que a versão beta mostrou, as novidades são poucas, mas a interface é a que mais preocupa. O usuário final, certamente vai adorar a nova interface, apesar dela ter sido desenhada para monitores sensíveis ao toque ao invés de velho esquema teclado e mouse. Eu por exemplo, adorei a interface “Metro”.

windows-8-metro-apps1

Voltando aos tablets, as vendas claramente podem ser no primeiro momento decepcionantes, até mesmo por que o principal problema dos Tablets com Windows 8 é que eles não são o iPad e ele determinou o mercado de tablets. Em viagens que realizei recentemente usando aeroportos das duas maiores cidades do Brasil, notei que boa parte das pessoas abandonou o notebook nas salas de embarque e de espera para passar a usar o iPad. Eu vejo bastante sucesso para um tablet com Windows 8, mas apenas se o casamento entre o sistema operacional e programas com o hardware seja tão bem sucedido quanto no caso do iPad.

Acho que a declaração da IDC é infeliz. Eles estão morrendo de véspera sem necessidade e baseando a opinião deles em um produto inacabado que ainda pode mudar bastante até o seu lançamento.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: