Windows 8: Você viu? O que quer dizer?

O Windows 7 é sem dúvida melhor do que o Vista. A próxima versão do Windows será visualmente diferente. Não sei quanto a vocês, mas a mudança de interface de um sistema operacional de computadores nunca recebeu tanta modificação como agora. E a culpa disto tudo é da Apple. Ok, me chame de escravo do pomar, mas o fato da Apple ter criado uma nova UX (User eXperience – experiência de usuário) completamente nova e bem bolada para a tela pequena e também sensível ao toque.

O Lion que será lançado esta semana sofre influência de interfaces e soluções bem legais que vieram do iOS e o vídeo mostrando a interface do próximo Windows, codinome Windows 8 também mostra isto. Ele está claramente influenciado pelo o que foi feito no Zune e no Windows Phone. Todas as novidades podem ser lidas aqui ou no vídeo abaixo.

As principais mudanças são o fim do menu Iniciar que existe desde a versão 95, o maior salto de interface que o Windows já teve. O substituto é uma tela parecida com a que existe em smartphones. A adoção do HTML5 e CCS3 para aplicações do desktop também estão na nova versão do Windows.

Outro vídeo com mais detalhes do Windows 8 pode ser visto abaixo. Ele é bem maior com 32 minutos e tem vários detalhes.

O moral da história aqui é que as tentativas da Microsoft de levar o desktop ao smartphone sempre deram em água. Agora acontece o contrário. Como o smartphone é muito mais espalhado pelo mundo do que computadores, o smartphone está indo para o desktop. O desktop como conhecemos está morrendo.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Windows 8: Você viu? O que quer dizer?”

  1. Avatar de Camilo
    Camilo

    Promissor, mas o que me chateia é essa impressão que passa da microsoft fazer tudo em cima da hora. Sou heavy-user de windows, e, como o menu iniciar, que sempre “inovam” e nunca melhora, parece que é mais uma decisão precipitada. Porque eles ao inves de inventar moda, não arrumam o que já tem, como a pasta de programas? Sem querer babar ovo, a pasta de aplicações do OSX da de 10 a 0 na do windows. muito mais prática e elimina essa necessidade de ficar criando menus iniciar novos.
    Vamos ver no que isso vai dar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *