Windows Vista




Windows Vista é o nome provisório (?) do Windows Longhorn, que como todo mundo sabe será a versão Windows que sucederá o Windows XP. Vários sites de noticias estão falando deste Sistema Operacional que tem previsão de ser lançado no final do ano que vem. Sim, só em 2006! Aliás, 2006 promete, pois com o anuncio da Apple sobre a adoção de processadores intel para a linha de computadores pessoais a guerra dos sistemas operacionais voltará! Se tivermos sorte, pois a Apple quer limitar o uso do MAC OS a micros feitos por ela, mas isso é outra história.

Vamos falar de Windows Vista! Falei que vários sites estão falando dele. A cobertura está ótima. Veja na PC Magazine, eWeek, Tom’s Hardware Guide e ExtremeTech todos em inglês. Aqui no Brasil os principais sites de noticias apenas comentam rapidamente, IDG Now!, InfoExame e TerraTecnologia. A versão beta vai ser lançada na primeira semana de agosto. Mas em 28 de Julho já tinha vazado na internet uma cópia do Beta 1. Com 2,4GB este é o maior sistema operacional que a Microsoft já fez. Tão grande que as cópias enviadas para os desenvolvedores é feita utilizandos midias de DVD.

Os principais avanços do Windows Vista são:
– Não vai ter o WinFS que é o novo sistema de arquivos para substituir o NTFS. Se você ainda usa o FAT32, por favor, não volte mais aqui! 😀
– Tem ainda o fim do GDI e DiretcX como duas coisas separadas, agora vai ter um treco chamado Windows Presentation Foundation (WPF), que é o nome definitivo para o “Avalon”.
– Uso de RSS e XML até dizer chega.
– O começo do fim do Registro do Windows. Calma. Não tem nada a ver com registrar o sistema operacional e táticas anti-pirataria. É o registry, uma espécie de diretório de configurações. Eu dou graças a deus que isso está morrendo.
– mudança radical no visual. Que se chama Aero.
– Internet Explorer que está mais para copycat do FireFox do que opção real de Navegador.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: