Wireless Display (WiDi) ou o fim dos cabos de vídeo




A Intel apresentou durante a CES 2010 uma tecnologia que promete ser bem legal para os próximos anos. Uma das coisas que mais me incomoda é ter que conectar o notebook ao projetor, à TV, ao monitor. Eu tenho dois cabos para conectar meu MacBook Pro a estes dispositivos. Um deles converte a saída DVI para VGA outro converte DVI para video composto para ligar à TV. Se eu tivesse uma TV LCD certamente teria que comprar outro conversor DVI-VGA ou um DVI-HDMI.

Não seria tão mais fácil se fosse tudo sem fio? Seria e pensando nisto a Intel fez uma tecnologia que permite exatamente isto. Tudo que você precisa é de um notebook com a tecnologia My WiFi da Intel que cria redes PAN sobre 802.11n e uma caixa da netgear que vem com a conexão para ligá-lo à TV via HDMI ou video composto. A caixa da Netgear se chama Push2TV PVT1000.

Existem até agora apenas 3 notebooks com WiDi, um é o Toshiba E205 e o outro é o Sony Vaio S, o terceiro é um mistério! 😉 O primeiro custa em torno de mil dólares e só pode ser comprado na Best Buy pelos próximos 6 meses. Coisa de acordo comercial, saca?

Apesar da idéia por trás do WiDi ser ótima, parece que ele já tem concorrente há um tempo e com alguma dianteira. Boa parte dos fabricantes de televisores já incorporaram o DLNA que faz exatamente a mesma coisa, mas vai além. Não é só para vídeo que o DLNA serve. Dá pra enviar fotos, audio e vídeo para o seu televisor. Sem falar que o DLNA tem muito mais dispositivos compatíveis que o WiDi da Intel. Veja abaixo a demonstração do muito mais eficiente DLNA com um espertofone da Samsung, um PS3 e uma TV HDTV.

Instalando um App chamado PlugPlayer você pode até mesmo enviar o conteúdo do seu iPhone/iPod Touch para o seu televisor através do DLNA, mas este não é o único app disponível para a tarefa. Entre o DLNA e o WiDi, acho o DLNA melhor. Ambas tecnologias utilizam WiFi como método de transporte e podem ser utilizadas instalando um software no seu computador. O último porém ainda não foi incorporado a televisores e outros tipos de dispositivos capazes de reproduzir vídeos, ao contrário do DLNA que já está em vários equipamentos compatíveis. DLNA também pode ser utilizado através de rede cabeada e não apenas em rede wireless.

Via Hot Hardware e PCMag.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Alex

     /  19/02/2013

    As tecnologias não fazem a mesma coisa.

    DLNA foi criado para executar conteúdo multimídia nos players das novas TVS que suportam a tecnologia. Pode-se executar mp3, wma, divx e outros. Cada tv tem suas particularidades e arquivos compatíveis de acordo com o fabricante.

    WiDi foi criado para exibir a tela do dektop (espelho) no televisor sem a utilização de cabos. Claro que se vc executar um video no PC que está utlizando essa tecnologia a TV fará o espelho dessa imagem.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: