Wolfram Alpha




Ontem eu comecei a descobrir como o Wolfram Alpha funciona. Antes de qualquer coisa, deixe-me esclarecer que você não vai abandonar o Google só por que alguém disse que o Wolfram veio para tirar o título de “Oráculo de Delfos” do todo poderoso Google.

Pra começar a listar as diferenças, o Google cataloga páginas e o Wolfram Alpha cataloga conhecimento, então se você for no Google e digitar seu nome, vai encontrar páginas onde o seu nome aparece, já no Wolfram não vai encontrar nada, mas se ele te conhecesse, ele diria quantos anos você tem, o que faz, onde trabalhou etc. Basta fazer o teste e colocar o nome de uma pessoa conhecida no Wolfram que você vai entender. Na página de resultado de pesquisa não vem um único link, apenas informações.

Se eu fosse listar um concorrente ao WolframAlpha eu diria que seria a Wikipedia e não o Google.

Apesar do esquema por trás da página ser realmente impressionante, sua utilização não deve pegar. A coisa mais comum que as pessoas fazem com o Google é colocar seu próprio nome com parametro de pesquisa. Se você for fazer isto no Wolfram Alpha vai ver que ele não te conhece. Aliás a grande pergunta é: Como eu faço o Wolfram Alpha aprender coisas? No Google é fácil, na Wikipedia também, mas e no Wolfram? Como faz?

O lancamento do Wolfram foi na sexta feira passada e foi transmitida ao vivo pela internet através do site justin.tv. Para sua sorte, eles gravaram a coisa toda e você pode rever as 1:36 hora gravada aqui. Porém, como eu disse lá em cima, o bacana é ver os bastidores do Wolfram. Para conhecer um pouco mais sobre os bastidores, o vídeo abaixo mostra como foi desde o lançamento na sexta até a manhã de sábado.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Rosa

     /  28/05/2009

    Question: Can you dance?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you have sex?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you drink?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Ótimo para usar junto com o Google.
    Além de muito útil, é bem humorado! 🙂 🙂 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: