YouTube e Sundance




YouTube™, líder entre comunidades online de vídeo, que permite às pessoas descobrir, assistir e compartilhar vídeos originais, em parceria com o Sundance Film Festival e com site norte-americano Moviefone, anunciam hoje o retorno do “Project:Direct”, a segunda edição do consagrado concurso online internacional de filmes curta-metragem,desenvolvido para revelar talentos ocultos e engajar a comunidade do YouTube. “Project:Direct” oferecerá ao criador de um curta original a oportunidade de participar do festival Sundance e ter seu projeto exibido em um evento não-oficial da 25ª edição do festival, que ocorre de 15 a 25 de janeiro de 2009, em Utah, nos Estados Unidos. A primeira edição do concurso teve como vencedoras as brasileiras Flávia Lacerda e Adriana Falcão, que dirigiram o filme “Laços”, estrelado pela filha de Adriana, Clarice.

Até o dia 14 de dezembro , cineastas do Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos poderão inscrever seus trabalhos originais, ressaltando seus estilos pessoais e incorporando três objetos: dois que devem ser escolhidos de uma lista que comemora os 25 anos do Sundance Film Festival e o clássico telefone vermelho, associado à Moviefone. Para ver a lista de objetos (“props”) a escolher, visite www.youtube.com.br/projectdirect e clique em “choose props”.

O roteirista, produtor e diretor Darren Aronofsky, que estréia o filme The Wrestler em dezembro nos EUA e começou sua carreira no Sundance em 1998 com seu filme Pi, é quem convida os cineastas em um vídeo no canal do concurso no YouTube. Ao final do período de inscrições, um painel formado pelos organizadores do Sundance Film Festival escolherá 10 semifinalistas. Entre 22 de dezembro e 2 de janeiro a comunidade do YouTube será convocada a votar em seu filme preferido e os vencedores serão anunciados no YouTube no dia 6 de janeiro.

“Com parceiros proeminentes como Lionsgate, Cinetic Media, Vancouver Film School, e com a criação este ano do YouTube Screening Room, o YouTube tornou-se um destino de entretenimento para fãs do cinema em todo o mundo e uma poderosa plataforma de distribuição para cineastas”, diz Sara Pollack, chefe de Cinema e Animação, do YouTube. “Estamos animados em comemorar com o Sundance Film Festival – que tem sido e continua a ser um enorme trampolim para artistas independentes – essa busca por novos talentos no YouTube”.

“Por 25 anos o Sundance Film Festival é responsável por colocar em evidência histórias criativas e inovadoras, artistas e as questões sociais”, diz John Cooper, diretor de programação para o Sundance Film Festival. “O Project:Direct é uma ótima maneira de abraçar o espírito das narrativas e conquistar grande alcance em uma comunidade artística internacional”.

“Project:Direct ressalta uma das missões primordiais da Moviefone, que é proporcionar acesso aos consumidores em geral aos cineastas que têm o potencial de influenciar filmes pelas próximas décadas”, diz Kristin Rolla, Diretora de Negócios e Conteúdo da Moviefone. “Estamos felizes em, juntos com o YouTube e o Sundance, ajudar a prover a cineastas uma plataforma substancial para exposição de seus trabalhos”.

O vencedor do Project:Direct ficará cinco dias como um convidado do Sundance Film Festival 2009, onde seu projeto será apresentado em um evento oficial do Festival fora das salas de exibição. Além de receberem prêmios em dinheiro da Moviefone, o vencedor, o segundo e terceiro lugares do concurso terão DVDs de seus filmes distribuídos aos participantes da indústria presentes no Festival e as seus projetos serão mostrados na página inicial do YouTube em sete países*.

Detalhes sobre o YouTube Project:Direct

Cada video enviado para o Project:Direct deve ter no máximo cinco minutos e deve seguir as seguintes instruções:

· Cada filme deve incluir três objetos. Um deve ser um telefone vermelho, em homenagem à Moviefone e os outros dois podem ser escolhidos de uma lista de 25 objetos de filmes que marcaram a história do Sundance Film Festival nesses 25 anos. A lista de objetos encontra-se disponível em www.youtube.com.br/projectdirect

* Caso o(s) vencedor(es) seja brasileiro, um prêmio equivalente será dado em substituição ao prêmio em dinheiro, de acordo com a legislação brasileira.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: