Zune vs. iPod




Tem gente que acha que o Zune veio para deixar o iPod no chinelo. Gente como a Roberta, que mudou para a inglaterra. Talvez a água da terra da rainha mãe esteja deixando o juízo dela meio abalado, então deixe-me explicar por que o zune não morderá a maçã do iPod.

O iPod é quase como a gillette ou o Bombril. Eles são o produto, os demais são apenas cópias. Você pode até argumentar que o Zune supera em muito em funcionalidades: WiFi, widescreen, personalização de interface para citar alguns, mas não é isso que vai fazer com que o iPod perca seu posto de sinônimo de MP3 Player. O iPod é bonito, elegante e é mais uma idéia/sentimento/status do que um MP3 player qualquer. O iPod é o seu primeiro dispositivo Apple. O Zune só é compatível com PC, já o iPod não.

Comparando com metáforas. O Zune é o Yahoo, o iPod é o Google. O Zune é um FIAT, o Apple é um Honda. Veja a comparação que a roberta me enviou.

Preconceitos a parte, você pode decidir por você mesmo o que você achar sobre o Zune. Existem várias avaliações sobre o dito espalhadas por aí. O Engadget tem muitas fotos, o gizmodo tem uma avaliação extensa e completa e o betanews acha que o zune é apenas mais um MP3 player e não afetara o posto de número 1 do iPod.

Sinceramente, o Zune poderá se tornar um sucesso, mas apenas para os donos de PCs com windows e possívelmente donos de consoles da microsoft, o XBOX360. Ele terá se nicho, mas não será global como o iPod.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

17 Comentários

  1. Concordo contigo, e não troco meu iPod por um Zune de jeito nenhum, só por outro iPod mais novo.

    [ ]s, Nick

    Responder
  2. Ale

     /  17/11/2006

    Acho que a MS adoraria que o Zune se tornasse um sucesso, mesmo que apenas para os donos de PCs com Windows.

    Responder
  3. concordo. concordo e estou aguardando um shuffle.

    Responder
  4. heto

     /  19/11/2006

    Um sucesso apenas para os donos de pc…
    Levando em consideração que a apple nao tem 20% do mercados de computadores, acho eu que 80% é uma bela fatia de mercado nao?

    de qualquer modo, ipod é ainda ipod.

    Responder
  5. Luciano

     /  24/11/2006

    Cara discordo contigo, tu estas vangloriando o iPOD demais achando que é uma Love Mark tipo a Coca Cola eu diria. Foi feita uma pesquisa no mercado norte americano onde 58% das pessoas mudariam seus ipods pelo Zune. O Zune veio para ficar e vai ficar. Ja viu o Bill Gaytes perder dinheiro ou se meter numa furada? O cara é um baita emprendeedor.

    Link da pesquisa:
    http://www.gizmodo.com/gadgets/portable-media/research-says-58-of-ipod-users-may-choose-zune-over-ipod-211707.php

    Eu tenho um ipod e com certeza trocaria pelo Zune, o dia que você ver um você vai entender o porque 😉

    Responder
  6. o zune é fantastico com a qualidade da sua tela e seus recursos que dão banho no iPod, mas o zune não representa o que o iPod representa. Steve Jobs vende mais do que simples máquinas com o símbolo da maçã. É o que os americanos chamam de “statement” (espero ter escrito certo), é uma afirmação. O Zune é apenas um player de conteudo digital.

    Agora Bill Gates pode ser um bom empreendedor, mas ele não acerta sempre. O origami não decolou e o webtv foi pra vala.

    Responder
  7. Não troco meu iPod por um Zune nunca.

    Responder
  8. Marcelo Myara

     /  26/11/2006

    Pessoal, estou ficando louco ou é isso mesmo que vcs estão falando por aqui? O ZUNE dá um “banho” de recursos no iPod???? Galera, tá certo que tem muito aparelho do ramo por aí com mais recursos que o iPod, mas este nao é o caso do Zune! A tela do zune é um pouco maior, mas sua resolução é a mesma ( o que resulta em menor vida de bateria e imagens quadriculadas). De qq forma, pra que a tela grande se o Zune não toca NENHUM tipo de video?? Tem mais: o Zune não é compatível com o futuro Windows Vista (hahaha isso mesmo, pesquisem isso no site da MS), já o iPod é! O Zune não é compatível com o melhor organizador de MP3 do mercado (iTunes) e nem rodará musicas compradas na loja mais bem sucedida de venda online (a iTMS). Enfim, no que o Zune é melhor?

    Responder
  9. Marcelo Myara

     /  26/11/2006

    Só pra concluir com algo engraçado:

    Responder
  10. o vídeo é ótimo!

    Responder
  11. Arthur

     /  11/12/2007

    Não troco meu iPOD por um zune nunca! 😀

    Responder
  12. Anonimo

     /  13/01/2009

    Tenho o zune segunda geração e o ipod classic axo que o zune é um bom mp4 concerteza melhor do que o ipod nano.

    Responder
  13. Nossa. Sei que esse post é antigo. Mas tá bem perto de ser o pior post que eu já vi na minha vida.

    Você é só um Mac Fã ou depois desse tempo todo já viu um Zune?

    Independente de qual seja o melhor, por que a torcida? Nunca ouviu falar em livre concorrência e tudo que ela pode nos oferecer?

    Acho que você poderia ler esse meu post e aprender um pouquinho.

    http://neatcode.wordpress.com/2008/10/14/infiel-eu-sou/

    Responder
  14. Matusalem

     /  27/04/2009

    Outro post de um fanático da apple, quem nem sabe a razão, como todos os outros.

    Tem gente que só usa a cabeça pra enfeitar a parte de cima do pescoço, no mais ela não serve pra nada.

    Responder
  15. Marcelo Myara

     /  27/04/2009

    Cara, o post é muito antigo, mas as últimas adições realmente me motivam a voltar e deixar mais uma opinião:
    Vcs (pessoas de bom senso) já repararam como todo fã da MS anula o seu direito dos outros de gostar mais de um produto da Apple, rotulando as pessoas?
    Os comentários aqui são sobre os produtos e não sobre as pessoas que opinam… Na falta de algo melhor a se dizer sobre o produto da sua preferência, estas pessoas vem criticar os outros, o post, etc…
    Sim, fanzocas do Windows, tem gente que pensa diferente sim… Essas pessoas não aceitarão o Zune pelo simples fato de ser da MS, e por isso, estamos discutindo em que este produto inova, ou o que ele acrescenta na competição (que na minha opinião é: nada).

    E voltando ao objeto da discussão: Passaram-se 3 anos e já não resta nenhuma dúvida. O Zune não possui nenhuma participação expressiva no mercado e nenhum recurso inovador. Não passa de um “iPod wannabe” de gosto duvidoso. Neste meio tempo (do início do Post pra cá) o iPod tornou-se o iPod Touch e o iPhone.
    Em matéria de fornecer outras alternativas ao iPod, a Sony e a Nokia vêm fazendo trabalho bem melhor…

    Responder
  16. cadu

     /  09/07/2011

    Imaginei que fosse apresentar algum dado tecnico, mas trata-se apenas de uma declaração de amor a uma marca ou produto. Não concordo em nada, apesar de gostar dos produtos da apple.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: